A maioria dos pecuaristas de Minas Gerais não registra os dados de despesas e receitas de atividades leiteiras e, portanto, não realiza apuração dos custos de produção. A informação vem de estudos realizados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado (Epamig). Para ajudar a solucionar o problema, a Epamig desenvolveu o aplicativo de Gerenciamento de Custos na Atividade Leiteira (Gercal), voltado, sobretudo, para os agricultores familiares.
Segundo o pesquisador da Epamig, Djalma Pelegrini, a falta de controle dos custos na atividade leiteira impacta os negócios de maneira negativa. Para ele, o produtor, após prejuízos constantes, pode até ser levado a desistir da atividade.
“Quando não registramos as despesas, corremos o risco de realizar gastos além do necessário, o que impacta diretamente nas contas. Além disso, quando não controlamos os custos, perdemos a oportunidade de fazer o planejamento econômico-financeiro da propriedade e de realizar compras no momento adequado”, destaca Djalma Pelegrini, que participou do processo de idealização do sistema.
O Gercal é um aplicativo para celular que estima os custos de produção de leite e auxilia os produtores na contabilidade gerencial das propriedades dedicadas à produção de leite. O app é gratuito e está disponível para download para smartphones Android.
Instalação
O economista e desenvolvedor do Gercal, Thiago Ladeira, explica que, após baixar o aplicativo, o produtor precisa inserir as informações da propriedade, dados das instalações e dos equipamentos utilizados.
Logo após, ele deve cadastrar as receitas totais e as despesas, tais como gastos com concentrados, combustíveis, alugueis de pasto e mão de obra. Com a inclusão desses dados, é possível obter relatórios sobre o custo operacional efetivo, custo médio do litro do leite produzido, margem bruta e margem líquida da atividade leiteira.
“O Gercal apresenta um bom cenário para o produtor entender se está conseguindo remunerar bem sua mão de obra e acumular capital necessário para repor os bens depreciados ao longo dos processos de produção. Por fim, alguns outros indicadores de interesse do produtor também estão disponíveis para auxiliá-lo em processos de tomada de decisão”, explica Thiago Ladeira, da Epamig.
A versão atual do Gercal, disponível para download gratuito, passou por um longo processo de desenvolvimento e testes em campo.
O pesquisador Djalma Pelegrini relata que, em um primeiro momento, o sistema foi testado por um grupo de colaboradores da Epamig. Nessa fase, foram utilizados dados fictícios para testar a capacidade de processamento, transmissão e integridade dos cálculos realizados pelo aplicativo.
Em uma segunda etapa, o Gercal foi implementado em três campos experimentais da Epamig para verificar o desempenho em contextos reais de produção. Ainda nessa fase, o aplicativo foi apresentado para um grupo de professores universitários e técnicos agrícolas que apontaram sugestões de melhorias e correções de erros.
“Como ocorre com quase todo software disponível no mercado, o Gercal se encontra hoje em uma versão estável e robusta. Contudo, o sistema segue em constante aprimoramento, tanto para a incorporação de novas funcionalidades quanto para melhorias na codificação, tudo para garantir um aplicativo leve, rápido e confiável”, conclui Thiago Ladeira.
Novas parcerias
Para o pesquisador da Epamig, Ítalo de Almeida, um dos principais desafios da atividade leiteira é incluir novas tecnologias em seus procedimentos operacionais.
“As inovações tecnológicas não são amplamente disponibilizadas aos produtores e incorporadas aos regimes de trabalho, sobretudo para agricultores familiares. Eles encontram dificuldades na implantação de processos técnicos capazes de resultar em aumento da produção e redução dos custos”, afirma.
A equipe coordenadora do Gercal procura estabelecer parcerias com produtores, empresas e cooperativas do segmento de laticínios. Os interessados vão receber treinamentos gratuitos para operar o sistema do aplicativo. O número para mais informações, via WhatsApp, é (34) 99911-8602.
A Epamig é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).