Ouça ao Vivo:

Rio Paranaíba ultrapassa 10 metros acima do nível normal e número de patenses atingidos pela enchente continua subindo

O jornalismo do portal Clube Notícia acompanhou o momento em que uma família deixava sua casa
Foto: Toninho Cury

Devido às constantes chuvas registradas em Patos de Minas e região nos últimos dias, o nível do Rio Paranaíba continua preocupando. De acordo com medição realizada pelo Corpo de Bombeiros por volta das 15h14 desta quinta-feira (12/01), o nível do Rio estava em 10,06 metros acima do nível normal.

De acordo com o boletim divulgado pela Central de Atendimento Social às Vítimas das Enchentes (CASVE), Patos de Minas já tem 28 famílias desalojadas, totalizando 87 pessoas; e outras nove famílias desabrigadas em razão da enchente do Rio Paranaíba, totalizando 22 pessoas.

Dois abrigos municipais provisórios foram montados. Na Escola Estadual Santa Terezinha, até o momento, dez pessoas de quatro famílias estão abrigadas no local, sendo nove adultos e uma criança.

Já no abrigo provisório montado na Escola Estadual Ilídio Caixeta de Melo, até o momento, estão abrigadas 12 pessoas de cinco famílias, sendo 10 adultos e duas crianças.

Durante a manhã desta quinta-feira (12/01), o jornalismo do portal Clube Notícia esteve no bairro Jardim Paulistano e acompanhou o momento em que uma família deixava sua casa.

Vera contou à equipe de reportagem que as enchentes do ano passado a pegaram de surpresa, não permitindo que ela nem sequer retirasse todos os seus pertences. Desta forma, este ano ela preferiu sair com maior tranquilidade e irá levar os móveis para serem guardados em casa de familiares e depois seguirá para um abrigo provisório.

“Graças a Deus a gente sai mais cedo, antes da enchente chegar. Eu perdi tudo ano passado e não comprei nada. Eu ganhei muita coisa, […] temos que orar muito e pedir para abençoar muito o povo de Patos de Minas, porque é um povo muito caridoso”, relatou a moradora.

Reportagem: Luís César

Entenda os termos desajolados ou desabrigados?

De acordo com o Glossário da Defesa Civil, é considerada DESALOJADA a pessoa que foi obrigada a abandonar – temporária ou definitivamente – sua habitação em função de evacuações preventivas, destruição ou avaria grave, decorrentes do desastre e que, não necessariamente, carece de abrigo provido pelo Sistema.

DESABRIGADO é um desalojado ou pessoa cuja habitação foi afetada por dano ou ameaça de dano e que necessita de abrigo provido pelo sistema.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>