Ouça ao Vivo:

Minas Gerais inicia vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos; Patos de Minas anuncia que convocação para essa faixa etária deve ser feita na próxima semana

Segundo a ASCOM da Prefeitura de Patos de Minas, a vacina Pfizer para crianças nessa idade e com comorbidades deve chegar no início da semana
Imagem: reprodução

Minas Gerais iniciou nesta semana a vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos de idade contra o Covid-19. Nesta primeira etapa, o público prioritário é os pequenos com comorbidades. A imunização tem início após o estado receber um lote de 95 mil doses do imunizante Pfizer-BioNTech, autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para inicializar o esquema vacinal dessa faixa etária.

Ana Carolina Magalhães, secretária municipal de Saúde de Patos de Minas anunciou nesta quarta-feira (16/11) a ampliação do público alvo da dose de reforço para pessoas com 30 anos ou mais. Já nesta quinta-feira (18/11), a Assessoria de Comunicação da Prefeitura comunicou à imprensa que o imunizante Pfizer para as crianças de 6 meses a 2 anos de idade e com comorbidades está previsto para chegar ao município no início da próxima semana, sendo que “a convocação será feita em breve”.

Ainda nesta quinta-feira (18/11), a SES/MG informou que Minas Gerais recebeu 86.510 doses da vacina Coronavac , destinadas à imunização de crianças de 3 e 4 anos de idade. Além disso, segundo a Secretaria, deve receber também na próxima segunda-feira (21/11) outra remessa com 250.004 doses. Desse total, 200.004 são da Pfizer adulta, destinadas à aplicação para população a partir de 12 anos de idade. Outras 50.000 doses são da Pfizer pediátrica, destinadas à aplicação de crianças entre 5 e 11 anos de idade.

Vacinação pediátrica contra Covid-19 em Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebeu, no último dia 11 de novembro, um lote de 95 mil doses do imunizante Pfizer-BioNTech, para iniciar o esquema vacinal deste público.

A autorização para o uso do imunizante ocorreu em 16/09/2022, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) dar um parecer favorável aos estudos e resultados apresentados pelo laboratório. As informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz contra a doença, atuando, principalmente, na diminuição dos casos graves e óbitos.

A coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, reforça a importância da vacinação para a estabilidade da pandemia e a redução de casos graves, hospitalizações e óbitos e para o controle da doença.

“Com a vacinação foi possível avançar no combate ao coronavírus. Compareçam à Unidade Básica de Saúde mais próxima e levem seus filhos. As vacinas são eficazes, seguras, gratuitas e salvam vidas. Não esqueça de levar o cartão de vacina da sua criança e aproveite a oportunidade para completar seu esquema vacinal, caso esteja atrasado”, ressalta.

A SES-MG segue as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), para a imunização da população do estado contra o Covid, que, atualmente, contempla os seguintes públicos: 

IdadeEsquema Vacinal
Crianças de 6 meses a 2 anosEsquema primário com três doses
Crianças de 3 meses a 11 anosEsquema primário com duas doses
Adolescentes de 12 a 17 anosEsquema primário + primeira de reforço
Adultos de 18 a 39 anosEsquema primário + primeira de reforço
Trabalhadores da saúdeEsquema primário + duas doses de reforço 
Pessoas imunocomprometidasEsquema primário + duas doses de reforço
Pessoas com 40 anos ou maisEsquema primário + duas doses de reforço
Fonte: Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Situação do Covid-19 em Minas Gerais 

Em relação a subvariante da Ômicron BQ.1, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) destaca que, até o momento, não houve registro de casos no estado e, também, não foi emitido nenhum comunicado de risco em Minas. 

De acordo com o levantamento feito pela SES/MG, no mês de outubro, a média diária de notificações foi de aproximadamente 100 casos. Já no mês de novembro, a média nos 15 primeiros dias é de cerca de 140 casos diários, um aumento de 40% em relação ao último mês. É preciso considerar a possibilidade de inserção retroativa de casos em função dos feriados de novembro, sendo necessário analisar ao longo das próximas semanas se há um aumento real das notificações. 

Em relação aos dados assistenciais, estes ainda não refletem o agravamento da pandemia. No mês de novembro, a média de internações alcançou cerca de 14 por dia. Comparativamente, o mês de outubro finalizou com a média diária de aproximadamente 26 internações. 

Quanto aos óbitos por Covid-19, em outubro, foram 37 registros; em novembro, até dia 16/11/2022, foram registrados 18 óbitos, numa média bem próxima à do mês passado. 

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>