Na próxima quarta-feira (23/11), acontece o lançamento do livro “Patrimônio Cultural de Patos de Minas – Tombamentos e Registros”, a ser realizado a partir das 19h, no Teatro Municipal Leão de Formosa. A obra foi elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer por meio da Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (DIMEP).
No livro, estão detalhados 23 bens tombados no município, tais como o Palacete Amadeu Maciel e o Mercado Municipal, bem como seis bens imateriais registrados, a título de exemplo o feitio da pamonha e do queijo minas e a folias de reis. Além de imagens, a obra faz uma breve apresentação de cada bem, destacando seu valor histórico e cultural para Patos de Minas.
Alessander Freitas, diretor da DIMEP, explica que o livro:
“[…] é uma obra inédita. Ela tem por objetivo valorizar, preservar e difundir o patrimônio cultural de Patos de Minas. É uma obra fantástica, tanto a parte de conteúdo quanto a parte de imagens. É uma obra sem igual aqui na região e que tem esse objetivo: valorizar o patrimônio cultural (da cidade)”, afirma.
O diretor também esclarece que todo o livro foi produzido pela equipe técnica da Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural, que inclui desde integrantes que são historiadores, jornalista a arquiteto.
“A princípio, o objetivo dessa obra é […] fazer uma distribuição gratuita para todas as escolas do município. Então esse livro vai ser distribuído gratuitamente nas escolas municipais, estaduais, privadas e universidades de Patos de Minas para servir como fonte de pesquisa e estudo para os estudantes, professores e pessoas de forma geral”, pontua Alessander.
Durante o lançamento do livro, também vão ser realizados sorteios de exemplares para os presentes e apresentações artísticas relacionadas ao patrimônio cultural de Patos de Minas, tais como a roda de viola e a capoeira, cita Alessander Freitas.