A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad/MG) divulgou, nesta sexta-feira (28/10), edital para seleção de municípios interessados em participar do “Programa Conheça seu Amigo – Identificação de Cães e Gatos Domésticos”. A iniciativa prevê a doação, por parte do Estado, de leitores eletrônicos e microchips de identificação para aplicação subcutânea em animais de rua, pertencentes à população de baixa renda ou sob tutela de entidades protetoras.
De acordo com o documento, publicado nesta sexta-feira (28/10) no Diário Oficial, serão disponibilizados microchips para cobertura de 10% da população de cães e gatos de Minas Gerais, conforme estimativa populacional desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Microchipagem em Patos de Minas
Em entrevista ao departamento de jornalismo do Sistema Clube, Rafael Alves Araújo, que é médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses de Patos de Minas, explicou que o principal objetivo da microchipagem de cães e gatos é o combate ao abandono e, consequentemente, à superpopulação de animais de rua. Ele também destacou que o município está, gradualmente, ampliando o acesso gratuito ao microchip, especialmente para a população de baixa renda.
De acordo com Geise Marques, coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental de Patos de Minas, o dispositivo não funciona como um GPS, monitorando a vida do bichinho ou do tutor, mas é uma forma de o município localizar o responsável no caso de um abandono ou maus tratos. Além disso, possibilita a construção de uma base de dados sobre a situação dos animais domésticos da cidade, mostrando, por exemplo, doenças mais comuns.
Confira a entrevista completa:
Com informações: Agência Minas