Ouça ao Vivo:

Sind-Saúde/MG protocola notificação administrativa cobrando que Prefeitura de Patos de Minas pague o piso nacional dos agentes de saúde e de endemias

Pagamento deve ser realizado com retroativo a maio, quando a emenda constitucional que determinou o reajuste foi aprovada
Imagens: reprodução Sind-Saúde MG

Em entrevista concedida ao jornalismo do Clube Notícia, Lionete Pires, diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG), falou sobre o pagamento do piso nacional dos agentes de saúde e de endemias de Minas Gerais. Em Patos de Minas, ela afirma que o reajuste salarial ainda não aconteceu devido ao cadastramento dos profissionais, que deveria ter sido realizado pela Prefeitura e ainda não ocorreu.

Lionete explica que diversos ofícios foram enviados à administração municipal de Patos de Minas pedindo por uma resposta oficial da Prefeitura e solicitando a inscrição dos trabalhadores no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). Recentemente, o Sind-Saúde protocolou uma notificação administrativa para tentar, mais uma vez, receber esse retorno.

O pagamento do piso nacional deve ser retroativo a maio, quando a emenda constitucional 120/2022 foi aprovada, determinando que os vencimentos dos profissionais não seja inferior a dois salários mínimos.

Embora outros municípios mineiros estejam na mesma situação, Lionete ressalta o repasse de R$10 milhões que a Prefeitura de Patos de Minas realizou, com aprovação pela Câmara Municipal, para a Santa Casa de Misericórdia da cidade. “Ou seja, ela tem dinheiro em caixa. Se ela não fez o cadastro para receber o repasse federal, ela poderia, inclusive, ter utilizado esse recurso para pagar os trabalhadores”, afirma.

Lionete também menciona o piso salarial dos enfermeiros e técnicos de enfermagem, que está temporariamente suspenso pela decisão do ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. “O piso é direito do trabalhador da enfermagem, assim como dos agentes de saúde e de endemias, que precisam e têm o direito de serem valorizados”, declara.

O jornalismo do Portal Clube Notícia procurou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Patos de Minas que, em nota, comunicou:

Recentemente, representantes desses profissionais estiveram presencialmente reunidos com o prefeito Falcão, a secretária de Saúde e os secretários de Governo e de Finanças e Orçamento, momento em que tiveram todas as suas dúvidas respondidas. A Secretaria de Finanças está finalizando o informe técnico a respeito dessa pauta para publicação. Dessa forma, também aguardamos esse material para dar retorno.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>