Ouça ao Vivo:

Alerta de golpe: ligações solicitando que aposentados façam a prova de vida on-line não são do INSS

Quem recebe esse tipo de ligação não deve fornecer nenhuma informação e deve encerrar a chamada.

O Procon de Patos de Minas e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informam tratar-se de golpe recentes ligações para que aposentados façam a prova de vida on-line, por causa da pandemia. No contato são falados todos os dados pessoais e enviada mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie foto de um documento para finalizar o processo. A pessoa que fala é muito segura.

Quem recebe esse tipo de ligação não deve fornecer nenhuma informação e deve encerrar a chamada. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida. Segundo o coordenador do Procon local, Rafael Godinho, já foram registrados casos na cidade na manhã desta sexta-feira (11/2). “Recebemos muitas ligações de aposentados que foram contatados pelos golpistas. É importante que continuem a registrar esses casos junto ao Procon”, informou.

O INSS entra em contato com o cidadão em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e, em nenhum momento, solicita informações como CPF, nome da mãe ou senhas. O segurado pode receber e-mail, SMS, carta ou ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, Central de Atendimento 135 ou SMS identificado como 280-41.

Por sua vez, quando o segurado entra em contato com o INSS, o instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade do interessado e para que seja respeitado o sigilo das informações. Caso o cidadão tenha sido notificado e tenha alguma dúvida, orienta-se ligar no 135, o telefone oficial do INSS, para obter mais informações. 

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>