Ouça ao Vivo:

Câmara de Presidente Olegário aprova PL que concede piso salarial aos agentes de saúde e de endemias do município

Projeto regulamenta que vencimentos desses profissionais não sejam inferiores a dois salários mínimos
Outros 23 projetos foram aprovados na reunião ordinária. Imagem: reprodução

Foi aprovado por unanimidade, na última reunião ordinária da Câmara Municipal de Presidente Olegário (10/08), o Projeto de Lei Complementar do Executivo Municipal 014/2022, que regulamenta o piso salarial de agentes comunitários de saúde e de endemias em pelo menos dois salários mínimos (R$2.424,00). A reunião também aprovou outros 23 projetos relevantes para o município.

O PL é um complemento à emenda constitucional 120/2022, aprovada em 5 de maio deste ano. O pagamento do piso salarial é de responsabilidade do governo federal, porém cabe aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer vantagens; incentivos; auxílios; gratificações; e indenizações, a fim de valorizar o trabalho desses profissionais.

O vereador e presidente da Câmara Municipal, César Júnior Batista (CIDADANIA), afirma que, desde que a emenda foi aprovada em maio, os vereadores de Presidente Olegário vinham articulando com a Prefeitura da cidade para desenvolver o projeto para o município.

Para ele, essa é uma forma de reconhecer “a importância do trabalho dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, que são o elo de ligação da saúde da família do nosso município. Aqueles que trazem os problema da população até a nossa saúde”.

César Júnior ainda explica que, além de estabelecer o valor mínimo do salário desses profissionais, o PL também garante a remuneração retroativa. Ou seja, os agentes devem receber o referente reajuste desde a aprovação da emenda (maio, junho, julho, agosto) “no próximo pagamento”.

Em Patos de Minas, os agentes comunitários de saúde e de endemias ainda aguardam a apresentação de um projeto de lei com o mesmo intuito. Atualmente, esses profissionais ainda recebem o último piso salarial, estabelecido em R$1.500,00.

Acesse aqui para conferir a matéria completa com o posicionamento de Lionete Pires, diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG), e da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Patos de Minas sobre esse assunto no município patense.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>