Patos de Minas garantiu a primeira colocação no campeonato estadual no basquetebol feminino (módulo I) dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG 2022). A cidade alcançou, também, o vice-campeonato de basquete masculino (módulo II). Os integrantes das equipes tituladas são estudantes do Colégio Nossa Senhora das Graças (CNSG). Nosso repórter Luís César foi à escola para conversar com Betânia Ribeiro e Gustavo Carvalho, alunos do CNSG e membros das equipes vencedoras, e com seu treinador Fabrício Ferreira. Confira a entrevista:
Clube Notícia: Como foi sua experiência até conquistar o título?
Betânia: Foi uma experiência muito incrível e única. Treinar e se dedicar mais; jogar com muita força e garra; ter o apoio e incentivo da escola, dos pais, do nosso técnico Fabrício, de toda a equipe… foi uma experiência emocionante, que vou levar para o resto da vida.
Gustavo: Nunca vou esquecer, vou lembrar dessa experiência para o resto da vida. Ainda tenho mais dois anos para jogar esse campeonato, mas esse ano foi inesquecível. Chegamos muito longe e ano que vem tem mais.
Clube Notícia: De que forma você vê todo o processo? Como a escola te possibilitou chegar até aqui?
Betânia: Eu acho que a escola nos ajudou muito em questão de confiança e segurança. Essa experiência me ajudou a ter mais confiança em mim mesma, mais segurança nas minhas decisões e a dar o meu máximo para consegui alcançar nossos objetivos. É um marco na minha vida. Foi o meu primeiro JEMG e já vou jogar o campeonato nacional, o JEB, com minhas amigas, representando a escola, a cidade e o estado. Então, sem palavras para descrever.
Gustavo: Foi uma vitória. É muito difícil chegar na final de um campeonato mineiro. Disputamos com vários times, demos o nosso melhor e conseguimos chegar lá. Tivemos uma boa preparação, treinamos muito e a escola nos ajudou bastante. Fico muito feliz que a escola dá esse apoio para os seus atletas.
Clube Notícia: Como foi a preparação do time para alcançar o título do basquete?
Betânia: Nós treinamos bastante, aumentando os nossos treinos e focando no basquete. Melhoramos nossa harmonia e a relação entre as jogadoras, ficamos mais unidas. Também melhoramos nossas jogadas, passes e assistências. Eu estou um pouco nervosa, mas estou muito feliz e grata de chegar até onde a gente chegou. Porque é o primeiro JEMG que jogamos e já ganhamos o campeonato estadual e vamos para o brasileiro. Então é muito emocionante e eu sou muito grata a Deus por essa oportunidade e ao Fabrício por treinar a gente. Eu tenho muito orgulho do nosso time por tudo que alcançamos. Meu sentimento é de gratidão.
Clube Notícia: Primeiro lugar no módulo I e vice no módulo II. É uma conquista para você e para a escola ver seus alunos indo tão longe.
Fabrício: É verdade. Eles deram um duro ao longo do ano, começando pela olimpíada estudantil, passando pela micro-regional até o campeonato estadual. O amadurecimento é muito grande, é visível o quanto eles amadurecem, gostam e querem ir. Eles estão muito felizes com tudo que está acontecendo.
Clube Notícia: Como está sendo a preparação para o campeonato brasileiro?
Fabrício: Essa semana estamos na fase de descanso e planejamento. A escola vai aumentar nossos dias de treinamento. Ao final de outubro vamos intensificar os treinamentos para chegarmos bem ao campeonato brasileiro.
Clube Notícia: Sabemos que ainda é difícil para as mulheres conquistarem espaço no esporte. Qual é a dica que você dá para as crianças que nos acompanham e querem jogar, mas têm algum receio?
Fabrício: Lugar de mulher é onde ela quiser estar. Se ela quer fazer, que faça. Seja no esporte ou outra área. A gente tem o sonho de chegar nos campeonatos com uma equipe feminina sensacional. Nosso estado é muito carente no basquete feminino, mas nossa região é muito forte e precisamos valorizar isso.
Ouça entrevista na íntegra