Com o tempo seco, os focos de incêndio tornaram-se a principal preocupação do Corpo de Bombeiros. A corporação tem percebido, na última semana, ocorrências significativas de queimadas em lotes vagos e regiões de mata.
O tenente bombeiro Guilherme alerta para a renovação de pastos na zona rural, que costuma levar ao risco de incêndios. O ideal é o uso de “tratores e outros tipos de manejo que não prejudiquem o meio ambiente nem saiam do controle”, como pode acontecer com a utilização de fogo.
Nas cidades, a atenção deve ser redobrada na limpeza de terrenos vagos, dando preferência a capina da vegetação, seja manual, com roçadeiras ou por meio de empresas especializadas.
Além disso, o Corpo de Bombeiros orienta que a população notifique o poder público quando perceber que lotes desocupados não estão recebendo a devida manutenção e possam alimentar possíveis incêndios.
Para falar com o Corpo de Bombeiros, o telefone de contato é o número 193. Já para ações de defesa civil, deve-se ligar para 199.
Por: Amanda Marques