No dia 1° de junho é comemorado o Dia Mundial do Leite. A data foi criada em 2001, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU, da sigla em inglês), com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos à população mundial. A escolha de 1º de junho se deu porque já era o dia que diversos países, a maioria da União Europeia, comemoravam o Dia Nacional do Leite. É também no velho continente em que ocorre a maior parte das celebrações voltadas em grande parte ao incentivo ao consumo pelas crianças.
No Brasil, a data ganha cada vez mais força diante da importância do leite para a economia do país. O leite está entre os seis primeiros produtos mais importantes da agropecuária brasileira, ficando à frente de produtos tradicionais como café beneficiado e arroz. O Agronegócio do Leite e seus derivados desempenham um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população. De acordo com a Pesquisa Agrícola do IBGE, Patos de Minas é destaque na produção de leite, sendo o maior produtor leiteiro do estado, com o oitavo maior rebanho de Minas Gerais.
O diretor presidente da Coopatos, José Francelino, conversou com o jornalismo do Sistema Clube e esclareceu que o maior peso do leite brasileiro está concentrado no Triangulo, Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro.
Desafios do produtor de leite
José Francelino, explicou que a vida do produtor de leite não está sendo muito fácil nos últimos dois anos, considerando questões de mercado, custos de produção fora da curva e impactos da pandemia. Porém apesar de não haver uma recuperação, José Francelino destaca que é importante comemorar a pequena melhora já percebida além de manter a esperança que esse momento de crise será superado.
“Ainda temos muito produtor pequeno, ainda em regime familiar, muito produtor ainda demandando muito investimento e tecnologia para adequar ao mercado e ao momento de hoje, e sabemos que as dificuldades existem,” afirmou o presidente da cooperativa.
Saúde
Para a saúde, a importância do leite na alimentação é reconhecida desde os primórdios da humanidade. Como afirmou o filósofo da Grécia Antiga, Hipócrates, considerado o Pai da medicina, “é um alimento muito próximo da perfeição”. Rico em proteína e carboidrato, o leite é considerado o principal alimento fonte de cálcio para a nutrição humana. Para suprir as necessidades diárias de cálcio, a FAO/ONU recomenda consumir três porções de lácteos por dia ou 1000 mg. O ideal é ingerir um copo de 200 ml da bebida, uma fatia de queijo de 50 gramas e um iogurte.
Confira a entrevista na íntegra:
Fontes: Embrapa Gado de Leite, IBGE, CNA e Milkpoint