Tem início, neste sábado (06/08), a 134ª Festa de Nossa Senhora da Abadia no Santuário de Andrequicé, área rural de Presidente Olegário. As missas, no Santuário, serão celebradas todos os dias e seguem até 16 de agosto (terça-feira), com celebração de despedida dos romeiros.
Devido à pandemia da Covid-19, as celebrações presenciais foram canceladas em 2020 e 2021. Neste período, as solenidades aconteceram apenas virtualmente e com carreata, na Matriz de Santa Rita de Cássia (2020) e no Santuário de Nossa Senhora da Abadia (2021).
Neste ano, o evento acontece presencialmente, tendo início com a Alvorada Festiva e com a primeira missa celebrada às 10h. Ao todo, serão realizadas 32 missas.
Todos os dias, após as celebrações, tem quermesse na barraca do Santuário. A festa tem algumas proibições devido a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Ministério Público e representantes de diversos setores, em 2018.
É proibido o funcionamento de boates e som automotivo. Além disso, bares e barracas que comercializam bebidas têm funcionamento permitido até 2h da madrugada, sem cobrança de entrada, música ao vivo ou apresentação de DJs. Apenas o som mecânico ambiente está liberado.
Aos romeiros que quiserem montar barracas, é permitido fazê-lo apenas na área destinada para tal, entre o Rio Andrequicé e o Santuário de Nossa Senhora da Abadia.
Segurança e saúde
O 5º Pelotão da Polícia Militar de Presidente Olegário destinou um efetivo maior durante os dias de festa, que deve contar com reforço policial de militares do 15º Batalhão da Polícia Militar. Os conselheiros tutelares vão trabalhar em sistema de plantão.
Através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Prefeitura Municipal da cidade fez ainda uma parceria com os municípios de Varjão de Minas, João Pinheiro e São Gonçalo do Abaeté para atendimento 24h na Unidade Básica de Saúde de Andrequicé a partir de hoje. Ficará disponível uma equipe para o plantão: médico; enfermeiro; técnico de enfermagem; recepcionista; auxiliar de serviços gerais; e uma ambulância com motorista.
Fonte e imagens: Juarez Martins