“Você tem pelo menos a possibilidade de optar por não atender” afirma Braz Paulo sobre o prefixo obrigatório para empresas de telemarketing

Começa a valer, a partir desta quinta-feira (10), o uso obrigatório do prefixo 0303 nas ligações realizadas para clientes pelas empresas de telemarketing. A mudança, anunciada no final do ano passado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tem o objetivo de ajudar os usuários a identificarem facilmente esse tipo de ligação e decidir se vão aceitar a chamada.

O código aparecerá no início do número de qualquer ligação que vise a ofertar produtos ou serviços. As mudanças valem apenas para as prestadoras de telefonia móvel. Daqui a 90 dias, deverão ser implementadas também pelas operadoras de telefonia fixa.

O comentarista do Sistema Clube, Professor Braz Paulo, falou um pouco sobre o assunto, destacando a importância de respeitar os profissionais que trabalham com telemarketing e ressaltando a importância da medida que entrou em vigor nesta quinta-feira (10).

“Você tendo esse prefixo, você tem pelo menos a possibilidade de optar por não atender, é um direito do consumidor, entendemos que as empresas precisam correr atrás da sua clientela mas é fundamental que o consumidor, o cliente, o pagador de imposto tenha um pingo de sossego, que ele possa ter pelo menos o direito de identificar que aquela ligação é de uma empresa de telemarketing,” afirmou o comentarista.

O professor e comunicador também destacou a importância do trabalho do Procon, para que a medida seja executada de forma adequada.

Confira a entrevista na íntegra: