A Vigilância Epidemiológica de Patos de Minas alerta para a baixa adesão de idosos à vacinação contra a gripe. Até o momento, com um mês do início da campanha nacional, apenas cerca de 50% da população local maior de 60 anos procurou as unidades de saúde para receber a dose. Esse público é estimado num total de 26 mil pessoas.
Diferentemente do que muitos pensam, a gripe merece atenção, pois complicações da doença podem até mesmo levar à morte. Uma das mais observadas é o desenvolvimento de pneumonias bacterianas secundárias. Vale destacar que complicações são mais comuns em idosos, grávidas, crianças com menos de cinco anos, e pessoas com doenças crônicas.
A vacina é atualizada anualmente, pois é preparada utilizando-se dos tipos de vírus Influenza que estão em maior circulação. Por isso é importante que uma pessoa, mesmo já tendo sido vacinada no ano anterior, receba a dose novamente.
O imunizante é seguro e importante para evitar casos graves da doença.
Com o início da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe no dia 4 de maio, são públicos aptos a receber a dose neste momento (mediante documento que comprove pertencer ao grupo prioritário):
- idosos (60 anos ou mais) e profissionais da saúde, que eram os grupos prioritários da primeira etapa;
- crianças de 6 meses até 5 anos incompletos;
- gestantes e puérperas;
- povos indígenas;
- professores;
- pessoas com comorbidades;
- pessoas com deficiência permanente;
- forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
- caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- trabalhadores portuários;
- funcionários do sistema prisional;
- adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
- população privada de liberdade.