Vacinação contra Covid-19: Brasil já aplicou cerca de 520 milhões de doses desde 2021

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 75

A vacina contra a Covid-19 começou a ser aplicada no Brasil há pouco mais de três anos. Desde então, foram cerca de QUINHENTAS E VINTE MILHÕES de doses da vacina monovalente e TRINTA E SEIS MILHÕES da bivalente no país, segundo o Vacinômetro do Ministério da Saúde.

Na avaliação do médico infectologista do Hospital de Base, do Distrito Federal, Tazio Vanni, o avanço da imunização mudou o cenário local da pandemia e foi importante para a diminuição dos casos graves de Covid-19. “O número de casos graves com certeza é bem menor do que comparado a 2020, quando a campanha vacinal ainda não tinha começado. Lembrando que essa vacina não impede que a gente se infecte, ela reduz a gravidade dos casos em quem se infecta. Por isso, a gente vê uma redução nos casos graves.”

Desde janeiro de 2024, a vacina contra a Covid-19 faz parte do Calendário Nacional de Vacinação do SUS para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. A prioridade é proteger os grupos de alto risco e aqueles mais expostos ao vírus. Ainda fazem parte do público prioritário da vacinação os idosos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente; os trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pessoas em situação de rua, pessoas privadas de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas.

O Ministério da Saúde ressalta a necessidade do reforço anual da vacina contra a Covid-19. Segundo as autoridades de saúde, a imunização é a principal medida de prevenção contra as formas graves da doença, hospitalizações e óbitos.

Procure uma Unidade Básica de Saúde, leve a caderneta e vacine-se contra a Covid-19.

Para mais informações, acesse: www.gov.br/saude.

Fonte: Brasil 61