UPA 24h de Patos de Minas terá gestão compartilhada por meio do CISALP; consórcio disponibiliza edital para contratação de profissionais da saúde

Inscrições para participar do processo seletivo ficam abertas até o próximo domingo (16/10)

Na manhã desta terça-feira (11/10), o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba (CISALP) realizou uma Assembleia Geral Extraordinária On-line para formalizar a proposta de gestão compartilhada da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas, de Patos de Minas.

O departamento de jornalismo do Sistema Clube entrou em contato com Lucélia Lima, que é diretora executiva do CISALP, para entender melhor como deve funcionar essa gestão compartilhada da UPA. Ela explicou que Patos de Minas faz parte do consórcio desde novembro de 2019 e que, a partir dessa reunião de terça-feira, esse tipo de gestão (compartilhada) de estabelecimento de saúde agora passa a ser aplicada na unidade 24h da cidade.

“Em termos de mudanças de prestação de serviços, esse não é o nosso foco, uma vez que a UPA traz uma metodologia de trabalho que nosso trabalho é seguir, dentro das diretrizes e princípios do SUS. Porém, nossa intenção é moldar a forma de atendimento da UPA, é trabalhar em cima dos gargalos e problemas que a gente sabe que o serviço tem, levando um atendimento de qualidade, de presteza e resolutivo para a população”, explica.

Ela ainda esclarece que o molde de atendimento e as especialidades devem continuar os mesmos, mudando apenas a gestão, que já não será mais exclusiva do município de Patos de Minas. Além disso, Lucélia enfatiza que o consórcio vem para somar e trabalhar como complemento dos servidores efetivos que devem continuar alocados dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Patos de Minas.

A diretora executiva do CISALP pontuou que o consórcio trabalha com o objetivo de realizar ações de interesse comum, sendo importante instrumento de cooperação técnica e financeira entre municípios. Isso através da articulação de ativos, viabilização da execução de projetos de abrangência regional, obras e outras ações destinadas a promover o desenvolvimento da região.

Para a secretária de saúde de Patos de Minas, Ana Carolina Magalhães, os principais benefícios da gestão compartilhada é a motivação, a agilidade para inovar e mais produtividade, além de ser uma forma de otimizar custos e, principalmente, para tomar decisões mais assertivas.

Os prefeitos consorciados discutiram a gestão compartilhada como um processo em que o líder compartilha todo o processo de trabalho, saberes e experiências com a equipe, de forma que se possa chegar a um senso comum. Referindo que desta maneira é possível que decisões mais adequadas sejam tomadas, ainda que não haja total concordância entre todos.

Durante a entrevista, Lucélia Lima também falou a respeito do edital de processo seletivo simplificado número 01/2022, que visa a contratação de profissionais para diversas áreas da saúde para atuação em: Patos de Minas, Lagoa Formosa, Presidente Olegário e São Gonçalo do Abaeté. As inscrições tiveram início nesta quarta-feira (12/10) e vão até o dia 16 de outubro. O edital, bem como email de contato para esclarecimento de dúvidas, podem ser encontrados do site do CISALP em: cisalp.mg.gov.br/processos-seletivos.

Confira a entrevista completa:

Entrevista com Lucélia Lima, do CISALP. Por: Amanda Marques