Um jogo para ficar na história, a vitória surpreendente da URT diante do Atlético no Estádio Zama Maciel, na noite desta quarta-feira (9) por 1×0, gol de Derlan, de cabeça, aos 30 minutos do primeiro tempo, pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro.
O Trovão Azul vinha de campanha pífia com três derrotas seguidas e mais o empate danoso em casa diante do Uberlândia, em 1×1 no último domingo, no Mangueirão. O Atlético aparecia na liderança e com invencibilidade na competição.
A URT realizou a sua melhor partida no ano e conquistou três pontos importantes que tiraram a equipe da lanterna, subindo para o 10º lugar, ou seja, um novo alento na caminhada difícil do Estadual 2022.
Foi a segunda partida sob o comando do técnico Paulo César Catanoce, que escalou o time para propor o jogo e conseguiu, criando boas oportunidades diante do time alternativo do Atlético, que com o resultado acabou perdendo a liderança. Foi a primeira derrota do técnico “Turco” Mohamed.
O lance do gol começou com Bruninho cobrando escanteio do lado esquerdo, achando Jhonathan Moc na linha da grande área. O lateral-esquerdo manobrou rumo à linha de fundo e cruzou para a cara do gol, aparecendo o camisa 5, Derlan, de cabeça para conferir, não dando chances ao goleiro Rafael, típico de uma jogada ensaiada.
URT
Gustavo; Nininnho, Breno, Euler (Yan) e Jhonathan Moc; Derlan, Bruninho (Ferrugem) e Iago Barbosa; Frank, Matheus Oliveira (Jessé) e Cebolinha. Treinador: Paulo César Catanoce.
Zagueiro Euler deixou o campo lesionado no primeiro tempo, ensejando a estreia de Yan. Outro estreante da noite, deixando boa impressão, foi o meia Bruninho.
Atlético
Rafael; Guga, Vítor Mendes, Ígor Rabelo e Dodô; Tchê Tchê, Calebe (Guilherme Castilho) e Dylan Borrero; Savinho (Echaporã), Eduardo Sasha (Rubens) e Fábio Gomes (Felipe Felício). Treinador: Mohamed.
Arbitragem
Marco Aurélio Fazekas Ferreira apitou, com os assistentes Leonardo Henrique Pereira e Frederico Soares Vilarinho. Quarto árbitro: João Lúcio Gomes Neto.
Na próxima rodada, a URT enfrenta o Villa Nova, em Nova Lima, no próximo domingo, às 16h. O Atlético terá o clássico diante do América no sábado, às 16h30, no Independência.
URT quebra tabu de dez jogos
A última vitória do Trovão Azul contra o Atlético foi em 2016, 1×0 pelo Campeonato Mineiro, gol de Fábio Alves (Fabinho), em partida disputada no Estádio Bernardo Rubinger, aos 25 minutos do segundo tempo. Na oportunidade, a URT do técnico Ademir Fonseca contava com Follmann no gol. Do lado do Atlético, o comandante era Diego Aguirre.
Depois disso foram dez confrontos, com 8 vitórias atleticanas e dois empates.
Resultados da 5ª rodada
Na terça-feira (8), o América derrotou o Pouso Alegre, no Manduzão gol de Henrique Almeida.
Nesta quarta, à tarde em São João del Rei, o Athletic fez 1×0 no Tombense, gol de Rafael Lucas, de pênalti. Ricardo Oliveira estreou entrando aos 22 do segundo tempo na equipe do Athletic.
Uberlândia e Villa Nova empataram em 0x0 no Parque do Sabiá.
Patrocinense foi batido em casa pela Caldense por 2×0 dois gols de João Diogo.
Cruzeiro, com gol aos 53 do segundo tempo, derrotou o Democrata GV no Mineirão por 1×0 e assumiu a liderança do campeonato mineiro.
Finalmente, o jogo das 21h30 no Zama Maciel, vitória histórica do Trovão Azul de 1×0 prá cima do Atlético.
Classificação
Cruzeiro é o novo líder com 12 pontos. Completam o G4, Atlético, América e Athletic (10). Depois aparecem Caldense (9), Tombense (7), Democrata e Uberlândia (5), na faixa do Trofeu Inconfidência.
CAP e URT estão com (4), nas 9ª e 10ª posições.
Os dois últimos são Villa Nova (4) e Pouso Alegre (2), times que ainda não venceram na competição.
6ª rodada
Quatro jogos estão programados para sábado. Às 15h, Athletic x Patrocinense; 16h30, o clássico América x Atlético; 19h, Tombense x Cruzeiro; 20h, Democrata GV x Uberlândia.
Domingo às 11h, Caldense x Pouso Alegre; 16h, em Nova Lima, Villa Nova x URT.
Por: Adamar Gomes – AG Esporte
Fotos: Toninho Cury