Durante patrulhamento embarcado realizado nesta quarta-feira (8/10) no Lago da Usina Hidrelétrica de Emborcação e no Rio Paranaíba, no município de Abadia dos Dourados, a Polícia Militar do Meio Ambiente fiscalizou intensamente a atividade pesqueira na região.
A operação, conduzida pela equipe do 5º GP/1º Pel/7ª Cia PM de Meio Ambiente, resultou na fiscalização de cinco pescadores profissionais, três amadores, dois acampamentos e quatro embarcações.
Durante as abordagens, os militares constataram que três pescadores profissionais praticavam pesca comercial irregular, utilizando petrechos proibidos — como redes e espinhéis — armados a distância inferior à permitida, sem plaquetas de identificação e ocupando mais de um terço do ambiente aquático, o que infringe as normas ambientais vigentes.
Diante das irregularidades, foram lavrados três Registros de Eventos de Defesa Social (REDS) e três autos de infração ambiental, totalizando 4.400 UFEMG em multas.
Ao todo, foram apreendidos nove redes de emalhar, somando 468 metros lineares e 1.404 m² de área, além de um espinhél com 46 anzóis.
As ações da Polícia Militar de Meio Ambiente reforçam o compromisso com a proteção dos recursos hídricos e da fauna aquática, garantindo o equilíbrio ecológico e o cumprimento da legislação pesqueira em Minas Gerais.