No início da noite desta segunda-feira (29/05), um jovem, de 21 anos, sofreu um grave acidente enquanto operava um trator acoplado a um implemento de roçar e triturar mato, ficando com o braço preso no maquinário. Equipes do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas, do SAMU e de uma ambulância do Hospital Municipal de Presidente Olegário trabalharam juntas para resgatar o trabalhador rural.
O fato se deu em uma fazenda localizada a, aproximadamente, a 55 quilômetros de Patos de Minas. No local, várias pessoas trabalhavam pela lavoura de café, porém o jovem informou que estava sozinho no momento do acidente.
Ao final do turno, como a vítima não apareceu para se reunir com os demais trabalhadores, eles iniciaram uma busca e localizaram o jovem com o braço esquerdo preso ao eixo de tomada de força do implemento.
Os bombeiros desmontaram o eixo e giraram o mesmo ao contrário manualmente, até liberar o membro da vítima.
O trabalhador foi conduzido ao Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas, pela Unidade de Suporte avançado do Samu consciente e apresentando ferimentos no braço esquerdo e no tórax.
Dicas de segurança
Para evitar acidentes com maquinários agrícolas, o Corpo de Bombeiros Militar orienta aos trabalhadores que, durante a operação, tenham cuidado com as partes giratórias; fiquem atentos aos procedimentos e normas de segurança; e, sempre que possível, mantenham contato com os demais colegas.
Rádios comunicadores, um apito ou outros tipos recursos podem ser usados como sinal de alerta ou para chamar a atenção de outros trabalhadores em caso de emergência.