Uma denúncia do Partido Democrático Trabalhista (PDT) levada à Justiça Eleitoral, aponta uma possível fraude do Partido Republicanos na cota de gênero de candidatos ao cargo de vereador, nas eleições municipais de 2024 em Patos de Minas.
De acordo com o PDT, uma candidatura feminina foi apresentada somente para cumprir o requisito mínimo de 30% de mulheres na legenda. A candidata do Republicanos teve apenas cinco votos no total, e em sua própria seção de votação, não houve registro de votos a seu favor, o que aumenta as suspeitas de fraude, já que nem a própria candidata teria votado em si mesma.
Caso a denúncia seja julgada procedente, o PDT pede que os votos de candidatos do Republicanos sejam cassados e que os responsáveis se tornem inelegíveis por oito anos.
O Partido Republicanos recebeu 6.761 votos ao todo, e com o cálculo do quociente eleitoral de 4.473 votos, elegeu Júlio César, que obteve 923 votos. O diretório do Republicanos, decidiu se manifestar somente após notificação judicial.
Caso o Partido Republicanos tenha seus votos anulados, o cenário dos vereadores eleitos para o período de 2025-2028, sofrerá mudanças em sua composição. Haverá uma nova contagem do quociente eleitoral, e sendo assim, Júlio César (Republicanos), Otaviano Marques (União Brasil) e Itamar André (PP), perderiam os cargos conquistados. Quem assumiria caso a denúncia seja aceita, serão os candidatos Rodrigo Falcão (Novo), Daniel Gomes (PDT) e Isaias Martins (PSD).
Fonte: Lélis Félix – Patos Notícias