Sem incorporação ao serviço regional, profissionais do Samu Municipal se despedem das atividades nesse domingo (02)

Eles não tiveram reivindicação atendida pelo prefeito Falcão.

Foram varias tentativas para a incorporação dos servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) municipal ao regional com reuniões com o prefeito em tentativas de diálogo para incorporação dos funcionários no SAMU Noroeste. Segundo a agora ex- coordenadora de enfermagem Lara Cristina, um dos principais questionamentos dos servidores é, “o porquê de o consórcio não querer absorver esses profissionais. Tendo em vista que, para eles, seria extremamente cômodo, já que os próprios funcionários do SAMU de Patos de Minas poderiam treinar e capacitar às outras regiões”, disse em entrevista ao jornalismo da Rádio clube98. Ela até mesmo ressaltou a existência de profissionais que trabalham no serviço desde que ele foi implementado, com mais de 15 anos de experiência.

Apesar de todos os argumentos dos servidores, o prefeito Luís Eduardo Falcão e a Secretaria Municipal de Saúde Ana Carolina Caixeta, disseram que não foi possível de maneira administrativa e jurídica, fazer a incorporação deles no consórcio, por várias questões, citando motivos financeiros e legais do consórcio intermunicipal. A secretária ainda informou que os profissionais que atuaram no Samu municipal serão realocados para outros setores da prefeitura remanejados dentro da Secretaria de Saúde de Patos de Minas.

Na sexta-feira (30/09), os servidores do Samu Municipal fizeram um ato de despedida na antiga sede e protesto pela não incorporação. Momento de emoção e lagrimas, já que de acordo com os servidores, nem mesmo a experiência de anos no serviço de atendimento foi pesada na decisão. Uma ação judicial não esta sendo descartada.