Realizada na tarde desta quinta-feira (06/10), a última reunião ordinária da Câmara Municipal de Patos de Minas recebeu a secretária de Administração do município, Ana Paula Vasconcelos. Solicitada por requerimento do vereador Vicente de Paula Sousa, a secretária compareceu à Casa Legislativa para prestar esclarecimentos a respeito dos processos seletivos, contratações temporárias e concurso público.
Na ocasião, Ana Paula falou sobre o mapeamento de servidores que está sendo realizado pela Secretaria juntamente com o Instituto Áquila, empresa contratada pela Prefeitura Municipal de Patos de Minas para fazer levantamento de dados do governo municipal.
Segundo Ana Paula, essa análise identificou a quantidade de servidores trabalhando para o município, efetivos e contratados, e aqueles que estão afastados, gerando uma defasagem no corpo de trabalhadores. Ainda de acordo com ela, o mapeamento também permitirá identificar as funções exercidas por cada servidor de cada secretaria municipal, além de verificar se estão em cargos alinhados com seu perfil profissional.
Além disso, Ana Paula explicou que a prioridade da Prefeitura, neste momento, é “dar dignidade” ao servidor que já contratado pelo município. Como exemplo, ela citou trocar cadeiras de setores, para reduzir o número de afastamento por motivo de adoecimento; e colocar as “pessoas certas nos cargos certos”, para que desempenhem melhor seu trabalho.
Depois disso, aponta Ana Paula, viria o concurso público, para complementar o corpo de servidores do município, fazendo, desta forma, uma reforma administrativa. No entanto, questionada sobre uma previsão sobre quando ele aconteceria, a secretária afirmou apenas que seria dentro da atual gestão municipal.
Na oportunidade, representantes da Secretaria Municipal de Administração também esclareceram dúvidas de parlamentares a respeito de diferenças entre o Processo Seletivo Simplificado e o Concurso Público; e reforçaram a necessidade de seus candidatos lerem os editais, os quais devem ser seguidos à risca para evitar eventuais problemas e injustiças.