O Sebrae Minas lançou um edital para a seleção de bolsistas para o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), voltado para profissionais com diploma de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Ao todo, serão disponibilizadas 163 vagas imediatas, além de mais de 300 para cadastro reserva, nas modalidades Produtividade, Educação Empreendedora e Indicação Geográfica. As inscrições estão abertas até o dia 19 de setembro e podem ser realizadas pelo site.
Nas regiões Noroeste e Alto Paranaíba, estão disponíveis 48 vagas, com oportunidades em cidades como Patos de Minas, Vazante, Paracatu, Unaí, João Pinheiro, Três Marias, Patrocínio, Carmo do Paranaíba, Monte Carmelo, Arinos, Brasilândia de Minas e São Gotardo.
Os bolsistas selecionados irão atuar utilizando ferramentas para promover a inovação em pequenos negócios, instituições de ensino ou territórios. As atribuições dos agentes incluem a aplicação de diagnósticos, identificação e resolução de problemas, monitoramento das ações implementadas e avaliação de resultados. As bolsas têm duração de 30 meses.
Para participar, os candidatos devem possuir Ensino Superior completo nas áreas especificadas no edital e, no mínimo, seis meses de experiência profissional nas áreas de conhecimento exigidas. O processo seletivo dos bolsistas ALI abrange análise documental, avaliação de conhecimento e entrevista individual online.
Jéssica Viana, analista técnica do Sebrae Minas de Patos de Minas contou mais sobre o funcionamento do programa:
”Não se trata de um curso onde eles (bolsistas) irão aprender um determinado tema, eles irão desempenhar um papel profissional. Os atendimentos podem acontecer nas empresas, nas escolas ou diretamente nas propriedades rurais. Nós só não consideramos como emprego CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) porque não tem vínculo empregativo seletista e a remuneração é feita através de bolsas.”
Os candidatos selecionados passarão por capacitações para contribuir com ações que impactem diretamente na inovação dos pequenos negócios, com foco na melhoria de produtos, serviços ou processos, e na identificação de novos nichos de mercado.
Modalidades Disponíveis:
ALI Produtividade
- Formação: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharias, Tecnologia da Informação, Ciências da Computação, Design, Sistema de Informação e áreas correlatas, em cursos reconhecidos pelo MEC.
- Experiência: Mínimo de seis meses em empreendedorismo, inovação, gestão ou pequenos negócios.
- Objetivo: Melhorar a produtividade das empresas por meio da implantação de soluções inovadoras baseadas em estudos realizados.
ALI Educação Empreendedora
- Formação: Administração, Administração Pública, Engenharias, Licenciatura (em qualquer área), Pedagogia, Comunicação, Publicidade, Marketing, Design, Gestão e Empreendedorismo, em cursos reconhecidos pelo MEC.
- Experiência: Mínimo de seis meses em atividades relacionadas a instituições de ensino, gestão escolar ou tecnologia no campo educacional.
- Objetivo: Difundir conhecimentos sobre inovação e empreendedorismo para professores e instituições de ensino público da Educação Básica, com base na metodologia do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE).
ALI Indicação Geográfica
- Formação: Qualquer área do conhecimento, em curso reconhecido pelo MEC.
- Experiência: Mínimo de seis meses em empreendedorismo, inovação, gestão ou governança de coletividades.
- Objetivo: Identificar as características do território, propor soluções e acompanhar o desenvolvimento das ações, com o objetivo de tornar a região mais sustentável.
As inscrições podem ser realizadas por meio deste link.
Confira a entrevista completa com a Analista Técnica do Sebrae Minas, Jéssica Viana: