SAMU Regional, NEP e CISREUNO realizam simulado de acidente com vítima, em Patos de Minas

O objetivo da ação é mostrar o fluxo de atendimento adotado pelo SAMU e CISREUNO

Na manhã de quarta-feira (28/06), equipes do Núcleo de Educação Permanente (NEP), do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste (CISREUNO) e do SAMU realizaram uma simulação de acidente. O intuito da ação é conscientizar a população dos 33 municípios consorciados em relação às atividades exercidas pelo SAMU.

Foi simulado uma colisão de um carro e uma moto, com três vítimas, na qual o solicitante entrou em contato com o SAMU via 192, relatando o acontecido sem informações precisas do ocorrido. Foi empenhado neste atendimento uma ambulância de suporte básico (USB), que chegou até o local, sinalizou e iniciou o primeiro atendimento, avaliando as vítimas.

Após avaliação da cena, notou-se que a vítima do sexo feminino, passageira da motocicleta, já encontrava-se com ausência dos sinais vitais. O piloto da motocicleta apresentava um quadro de confusão mental, com possível Traumatismo Cranioencefálico (TCE) e amputação traumática do membro inferior esquerdo, com sangramento exsanguinante.

A equipe da USB realizou, então, a aplicação do torniquete e solicitou de apoio da unidade de suporte avançado (USA). O condutor do carro encontrava-se consciente e orientado, apenas com escoriações em face e queixa de dor em coluna torácica.

Conforme esclarecido à reportagem do portal Clube Notícia, o principal objetivo do simulado é mostrar à população o fluxo de atendimento adotado pelo CISREUNO e SAMU 192. Isto, desde a ligação do solicitante até o empenho das ambulâncias no local, com estabilização do paciente e encaminhamento aos serviços hospitalares. Demonstrando todos os protocolos e condutas preconizadas pelas referências de Atendimento Pré-hospitalar (APH).