Aos pescadores, a piracema vem ai, e esse é o período fundamental para a reprodução de diversas espécies de peixes, já começou em alguns estados brasileiros. Nesta época, a pesca é proibida em rios e lagos de todo o país, como medida de proteção para garantir a manutenção das populações de peixes nativos.
Tilápia, carpa, corvina e bagre-africano, são os exemplos de peixes que podem ser pescados incluem . Lembrando que o pescador pode capturar até três quilos diários mais um exemplar por dia. O objetivo é permitir a pesca de subsistência e o controle populacional dessas espécies sem prejudicar o ciclo reprodutivo da fauna aquática nativa.
A restrição é rigorosa para espécies que realizam o fenômeno da reprodução. Peixes nativos como o dourado, o tucunaré e o tambaqui estão totalmente protegidos, sendo a pesca completamente proibida para garantir que possam se reproduzir e manter o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. Quem pescar pode sofrer pena de detenção de até três anos e multa de R$ 700 a R$ 100 mil.