O uso de armas de fogo na sociedade é um assunto que sempre gera diversas discussões devido as problemáticas e as controvérsias do tema. O que muitos não sabem, é que os interessados devem passar por alguns processos antes de enfim, ter a posse ou o porte de um arma.
A diferença entre porte e posse de arma de fogo, é que o porte permite que o indivíduo carregue a arma consigo em locais públicos ou privados, enquanto a posse de arma de fogo permite apenas a guarda da arma em residência ou local de trabalho.
O primeiro passo para que o interessado tenha a posse ou o porte, é passar por uma avaliação psicológica. Essa avaliação, que só pode ser realizada por um psicólogo credenciado pela polícia federal, tem o objetivo de filtrar os candidatos e determinar se os mesmos estão aptos a manusear armas de fogo.
Em entrevista concedida a Rádio Clube98, o psicólogo Nilson Silva, informou que durante a avaliação, é avaliado se o candidato possui empatia, equilíbrio emocional e maturidade. Já entre os fatores impeditivos para o uso da arma, estão a depressão e transtornos mentais que o candidato possa apresentar.
Confira a entrevista completa com o psicólogo Nilson Silva: