Rota Turística do Café do Cerrado Mineiro será lançada em novembro

A intensão é estimular o turismo rural em uma das maiores regiões produtoras de café do país.

Oferecer um roteiro turístico para que os apreciadores de café possam vivenciar uma experiência memorável na Região do Cerrado Mineiro, a primeira Denominação de Origem (DO) de cafés do Brasil. Esse é o objetivo do trabalho que vem sendo realizado pelo Sebrae Minas, em parceria com diversas entidades e instituições do município de Patrocínio, no Alto Paranaíba. O lançamento oficial da Rota do Café do Cerrado Mineiro será durante o Festuris Gramado, o maior evento do país para promoção de destinos turísticos, marcado para os dias 9 a 12 de novembro, no Rio Grande do Sul.

O projeto pretende estruturar o destino turístico para que o visitante possa ter a experiência em conhecer a produção do café de excelência, no bioma do Cerrado, e todo o processo de inovação e tecnologia utilizado pelos produtores. Com amplo know how no turismo de negócios e na produção do café, a Região do Cerrado Mineiro avança para oferecer uma experiência a mais aos turistas. As reuniões de planejamento tiveram início em abril deste ano com a participação de uma consultoria especializada no desenvolvimento de produtos turísticos. Atualmente, estão em andamento visitas técnicas em vários locais do município, para que algumas fazendas sejam mapeadas e preparadas para receber os visitantes.

De acordo com o analista do Sebrae Minas Renato Moreira, a experiência da nova rota turística estará integrada à capacitação dos restaurantes e bares de Patrocínio, bem como da rede hoteleira. “A proposta é unir toda a cadeia produtiva associada ao turismo para que esteja preparada para receber mais turistas, fortalecendo a governança e tornando o destino mais conhecido pela experiência, história e origem dos cafés produzidos na região”, destaca.

Para o superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal, o turismo é fundamental para uma região que possui uma Denominação de Origem (DO), pois gera conexão direta com o consumidor. “Esse projeto já era parte do nosso plano estratégico e estávamos esperando o momento oportuno para lançá-lo. Com dez anos da certificação da DO, temos uma marca mais madura e pronta para ser apresentada ao mercado, com empreendimentos mais preparados e com boa

estrutura para quem visita a região”, explica.

Já o cafeicultor e diretor de agronegócios da Associação Comercial e Industrial de Patrocínio (Acip), Roger Montanari, destaca que o novo roteiro vai beneficiar a região, gerando mais empregos e renda. “Patrocínio é o município com uma das maiores produções de café do Brasil, e conta com a mais moderna tecnologia e as melhores práticas sustentáveis que existem. Creio que essa rota será uma oportunidade para que os visitantes conheçam in loco todo o processo de produção do café”, salienta.

Além do Sebrae Minas e Federação dos Cafeicultores do Cerrado, também participam da ação representantes da Acip/CDL, Expocaccer, Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa), Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado Mineiro (Appcer), prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Patrocínio e Circuito Turístico Caminhos do Cerrado.

Foto e fonte; Ascom/Sebrae