Rota do Café, que inclui Patos de Minas e cidades da região, é declarada monumento nacional

O caminho abrange ainda Araxá, Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, São Gotardo e Campos Altos

Presente na mesa de qualquer família brasileira, o café marcou história na economia do Brasil. Recentemente, o caminho percorrido pelo grão produzido em Minas Gerais e em São Paulo até o Porto de Santos – durante os séculos XIX e XX – foi declarado monumento nacional pelo Governo Federal.

A lei que determinou a homenagem foi publicada na sexta-feira (03/11) no Diário Oficial da União (DOU), após a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No Alto Paranaíba, a “Rota do Café” passa por sete cidades: Patrocínio, Patos de Minas, Araxá, Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, São Gotardo e Campos Altos.

Dessa forma, a rota se tornou o 14º monumento nacional do país. Em Minas Gerais, Ouro Preto e Mariana já estavam na lista.

De Minas e São Paulo, o café brasileiro ganhou o mundo. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o Brasil exportou, em 2022, mais de 39 milhões de sacas de 60 kg do grão.