Ouça ao Vivo:

Rota do Café, que inclui Patos de Minas e cidades da região, é declarada monumento nacional

O caminho abrange ainda Araxá, Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, São Gotardo e Campos Altos

Presente na mesa de qualquer família brasileira, o café marcou história na economia do Brasil. Recentemente, o caminho percorrido pelo grão produzido em Minas Gerais e em São Paulo até o Porto de Santos – durante os séculos XIX e XX – foi declarado monumento nacional pelo Governo Federal.

A lei que determinou a homenagem foi publicada na sexta-feira (03/11) no Diário Oficial da União (DOU), após a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No Alto Paranaíba, a “Rota do Café” passa por sete cidades: Patrocínio, Patos de Minas, Araxá, Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, São Gotardo e Campos Altos.

Dessa forma, a rota se tornou o 14º monumento nacional do país. Em Minas Gerais, Ouro Preto e Mariana já estavam na lista.

De Minas e São Paulo, o café brasileiro ganhou o mundo. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o Brasil exportou, em 2022, mais de 39 milhões de sacas de 60 kg do grão.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>