Ouça ao Vivo:

Rio Paranaíba ultrapassa 8m acima do normal e autoridades alertam para possibilidade de retirada de famílias de áreas de risco

Em cerca de 24h, as águas subiram mais de dois metros; situação é semelhante a de 2022
Há um ano, Patos de Minas decretava situação de emergência devido à cheia do Rio Paranaíba. Foto: 12º BBM

Neste domingo (08/01), Patos de Minas completa um ano desde que o executivo municipal decretou situação de emergência devido à cheia do Rio Paranaíba que, em 2022, transbordou e levou famílias a desocuparem suas casas em bairros próximos ao curso d’água. Em 2023, a situação se assemelha e tem causado preocupação na população desde que período chuvoso teve início.

O nível do Rio Paranaíba subiu 2,23 metros em menos de 24 horas, deste sábado (07) para domingo (08/01), sendo que no último registro a marca atingiu 5,82m. Já na medição mais recente, realizada às 9h30 de hoje, foi registrado que o nível do Rio estava 8,05m acima do normal.

O Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Prefeitura Municipal, que discutem ações para o período chuvoso desde novembro de 2022, já estão preparados para uma eventual remoção de famílias.

“Neste final de semana, houve um grande volume de chuva no município e região, cidades que tem afluentes do rio Paranaíba e nos municípios por onde o rio passa, como Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba e Lagoa Formosa. Diante deste cenário, houve uma elevação rápida do nível das águas, aumentando o nível de alerta das autoridades, que continuam acompanhando e colocando em prática o Plano de Ações do Período Chuvoso”, informou a assessoria de comunicação do 12º Batalhão de Bombeiros Militar.

As autoridades orientam aos moradores do bairro Vila Rosa e Jardim Paulistano total alerta, monitoramento visual da região e acompanhamento das redes de imprensa, pelo rádio, televisão, portais eletrônicos das informações sobre a situação do Rio Paranaíba. Informam ainda que as famílias de áreas de risco serão visitadas pelas equipes para orientações.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>