Neste domingo (08/01), Patos de Minas completa um ano desde que o executivo municipal decretou situação de emergência devido à cheia do Rio Paranaíba que, em 2022, transbordou e levou famílias a desocuparem suas casas em bairros próximos ao curso d’água. Em 2023, a situação se assemelha e tem causado preocupação na população desde que período chuvoso teve início.
O nível do Rio Paranaíba subiu 2,23 metros em menos de 24 horas, deste sábado (07) para domingo (08/01), sendo que no último registro a marca atingiu 5,82m. Já na medição mais recente, realizada às 9h30 de hoje, foi registrado que o nível do Rio estava 8,05m acima do normal.
O Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Prefeitura Municipal, que discutem ações para o período chuvoso desde novembro de 2022, já estão preparados para uma eventual remoção de famílias.
“Neste final de semana, houve um grande volume de chuva no município e região, cidades que tem afluentes do rio Paranaíba e nos municípios por onde o rio passa, como Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba e Lagoa Formosa. Diante deste cenário, houve uma elevação rápida do nível das águas, aumentando o nível de alerta das autoridades, que continuam acompanhando e colocando em prática o Plano de Ações do Período Chuvoso”, informou a assessoria de comunicação do 12º Batalhão de Bombeiros Militar.
As autoridades orientam aos moradores do bairro Vila Rosa e Jardim Paulistano total alerta, monitoramento visual da região e acompanhamento das redes de imprensa, pelo rádio, televisão, portais eletrônicos das informações sobre a situação do Rio Paranaíba. Informam ainda que as famílias de áreas de risco serão visitadas pelas equipes para orientações.