Rio Paranaíba retorna ao nível de 9,40 metros acima do normal; confira imagens

A aferição constatou que as águas subiram 60 cm durante as últimas 24 horas.
Fotos - 12º BBM

Desde final do ano de 2021, quando as chuvas se intensificaram em Patos de Minas e região, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar com sede em Patos de Minas, tem realizado monitoramento do nível das águas do Rio Paranaíba e do Córrego do Monjolo, que percorrem a área urbana.

Depois de uma curta estiagem na segunda quinzena de janeiro, as águas voltaram a subir consideravelmente neste mês de fevereiro, tendo o Rio Paranaíba apresentado nesta terça-feira (08) a medida de 9,40 m acima do nível normal. A aferição constatou que as águas subiram 60 cm durante as últimas 24 horas.

A ação do Corpo de Bombeiros conta com vistorias aos locais de risco nos vários pontos da cidade e também da zona rural, além de monitoramento com uso de drone, de forma a verificar o comportamento da área de inundação, além da aferição do nível em que as águas se encontram.

Todas as informações são cruzadas e repassadas ao Executivo Municipal, que através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, realiza o planejamento de apoio às famílias em situação de risco.

Diante deste cenário e da enchente ocorrida recentemente, as famílias residentes nas áreas atingidas estão sendo orientadas quanto à necessidade de saírem das suas residências, de forma a prevenir novas perdas materiais e risco à integridade física. As previsões climatológicas preveem volume considerável de chuvas para os próximos dias, o que consequentemente elevará o nível das águas novamente na cidade.

Imagens Bairros Vila Rosa, Santa Luzia e Jardim Paulistano

Imagens – Bairro Santa Terezinha