Rio Paranaíba retorna a 6,70m acima do nível normal

A Defesa Civil alerta que existe previsão de chuvas significativas para Patos de Minas e região durante este fim de semana
Arquivo 12º BBM

Devido às chuvas registradas em Patos de Minas e região no último mês, o nível do Rio Paranaíba segue sendo monitorado pelas autoridades municipais. Por volta das 7h10 desta sexta-feira (27/01), a Prefeitura de Patos de Minas informou que o Rio estava em 5,88 metros acima do nível normal. Já as 12h52 desta sexta-feira a administração municipal corrigiu a informação repassada afirmando que a medição de 07:10 era na verdade 6,88 metros acima do nível normal.

Por volta das 17h15 dessa quinta-feira (26/01), o Rio Paranaíba estava em 7,20 metros acima do nível normal. Sendo assim foram recuados 50 centímetros em aproximadamente de 14 horas.

Em nova medição realizada às 11h47 desta sexta-feira o nível do rio Paranaíba já havia subido 2 centímetros em relação a primeira medição do dia, chegando em 6,70 metros acima do nível normal

Segundo boletim divulgado pela Central de Atendimento Social às Vítimas das Enchentes (CASVE), na manhã desta sexta-feira (27/01), 208 patenses ainda estão sofrendo as consequências da enchente. Patos de Minas tem 71 famílias desalojadas, totalizando 186 pessoas; e outras nove famílias desabrigadas em razão da enchente do Rio Paranaíba, totalizando 22 pessoas.

Dois abrigos municipais provisórios continuam abrigando a população afetada. Na Escola Estadual Santa Terezinha, até o momento, 10 pessoas de três famílias estão abrigadas no local, sendo nove adultos e uma criança.

Já no abrigo provisório montado na Escola Estadual Ilídio Caixeta de Melo, estão abrigadas 12 pessoas de seis famílias, sendo 10 adultos e duas crianças.

Segundo Tenente Fernandes, coordenador da Defesa Civil em Patos de Minas, ainda existe a previsão de chuvas significativas para Patos de Minas e região durante este fim de semana, diante disso a orientação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil é que as famílias permaneçam fora de suas residências, aguardando o momento seguro para o retorno.

“Ontem choveu muito na região de Carmo Paranaíba, Serra do Salitre e essa água ainda não chegou totalmente aqui em Patos de Minas. Então, com a previsão de mais de 15 milímetros para hoje e mais de 25 milímetros para amanhã, se isso realmente acontecer na parte de cima desses municípios, existe a possibilidade do rio subir bastante. Então, estamos em um momento de prudência, precisamos ter cautela para evitar mais transtornos”, explicou Tenente Fernandes.

Ele ainda destacou que, na próxima semana, uma nova avaliação será realizada, para verificar a realidade do momento para a tomada de decisão mais assertiva possível.