Projeto do Sebrae Minas visa promover melhorias no Mercado Municipal de Patos de Minas

“Nosso Mercado” vai melhorar o funcionamento e ampliar a atratividade de seis mercados municipais do Estado

Patos de Minas é uma das cidades participantes do projeto “Nosso Mercado”, realizado pelo Sebrae Minas em parceria com prefeituras, comerciantes e produtores rurais. A iniciativa prevê a realização de avaliação e implementação de um modelo de gestão para atender às necessidades específicas de cada município.

Além de Patos, participam do projeto os mercados municipais de Nepomuceno, Itapecerica, Governador Valadares, Divinópolis e Brasília de Minas.

Em Patos de Minas, o projeto está na fase 2, que compreende esforços para o fortalecimento de governança dos feirantes, documentação e regimento interno e captação de recursos.

O objetivo é transformar o Mercado Municipal em um espaço mais atrativo, ampliando o número de visitantes, as vendas, a satisfação dos clientes e a participação da comunidade, estimulando o desenvolvimento econômico local. A expectativa é que o projeto seja finalizado em agosto de 2024.

Nosso Mercado

O projeto começou em 2023 e tem sua atuação direcionada para quatro pilares.

O primeiro deles é a realização de um mapeamento para avaliar os pontos fortes e fracos, identificando oportunidades de melhoria e desafios a serem superados em cada centro comercial.

As partes envolvidas neste processo também participam de visitas técnicas em mercados municipais de referência nacional para conhecerem in loco boas práticas adotadas em relação a gestão e operação, layout e infraestrutura dos espaços, mix de produtos oferecidos e iniciativas voltadas para melhorar a experiência do cliente.

A partir da análise de todas as informações coletadas é elaborado um plano de ações com recomendações sobre o modelo de administração mais adequado para cada mercado municipal, de acordo com suas necessidades, características locais e particularidades.

Além disso, o projeto oferece consultoria para a definição das diretrizes de operação para a elaboração de documentos necessários para a implementação do modelo de outorga sugerido, como a entrega do edital de licitação, termo de referência, permissão de uso, proposta de projeto executivo e relatório econômico-financeiro.

O “Nosso Mercado” propõe ainda a estruturação e/ou fortalecimento da governança local, por meio da criação de uma associação de comerciantes/permissionários ou entidade similar, com suas devidas funções e responsabilidades definidas por um estatuto social, termo de cooperação mútua, além de um regulamento de funcionamento do mercado.