Professor Braz Paulo fala sobre preço dos combustíveis e afirma “são valores totalmente fora de contexto”

Na última sexta-feira (17/6), a Petrobras anunciou reajuste nos repasses às distribuidoras – 5,18% na gasolina, de R$ 3,86 a R$ 4,06, e 14,26% no óleo diesel, de R$ 4,91 a R$ 5,61. Quem precisou abastecer o veículo no fim de semana já sentiu o impacto da medida no bolso.

Nesta segunda-feira (20/6), o comentarista do Sistema Clube, Professor Braz Paulo falou sobre os principais impactos percebidos com os constantes aumentos.

“Se voltássemos a um tempo atrás e perguntássemos, se em Junho de 2022, teríamos preços desse nível, a maioria de nós diria que a pessoa estaria louca né, porque realmente são valores totalmente fora de contexto, e infelizmente a realidade chegou, não é uma realidade bonita e que infelizmente no pior sentido da palavra já contaminou todos os outros preços,” afirmou o comunicador.

Braz Paulo também comentou a pouca efetividade de algumas medidas que estão sendo propostas, como por exemplo, a redução do ICMS.

“A questão do ICMS, que é tão falada, até seria uma coisa bacana se não tivesse a inflação e ao mesmo tempo uma Petrobras toda indexada ao dólar. E qual é o detalhe que as pessoas muitas vezes não contam, quando você muda ou diminui ou congela a base de cálculo, se os preços não subissem mais, poderíamos garantir que daqui um ano pelo menos, teríamos nas bombas exatamente os preços que temos hoje, mas os preços sobem não apenas por causa do imposto. A questão é que o imposto é um índice, e sendo um índice ele é sempre proporcional ao valor final de um produto.” explicou o comunicador afirmando que essa redução trata apenas de uma medida temporária e não a real solução do problema.

Confira a entrevista na íntegra: