O Brasil é o segundo país com a tarifa de energia mais cara do mundo, segundo análise da Agência Internacional de Energia (IEA). O custo da energia no Brasil, em relação à renda per capita, fica atrás somente da Colômbia entre 33 países pesquisados. Ao mesmo tempo brasileiro tem pagado cada vez mais caro pelo etanol nas bombas de combustíveis.
Nesta quinta-feira (14), véspera de feriado, o comentarista do Sistema Clube, Professor Braz Paulo, falou sobre a situação enfrentada pelo brasileiro em um momento tão delicado.
“A gente fala desses serviços públicos, concessões e itens que são fundamentais para sobrevivência e para manutenção do trabalho e percebe como está tudo cada vez mais caro,” contextualizou o professor e comunicador.
Braz Paulo classificou esse volume de taxas, impostos e subsídios como “fora da realidade”, afirmando que o impacto principal é sempre percebido principalmente no bolso daquelas pessoas que ganham menos.
Neste mesmo sentido o comunicador patense, realizou uma breve avaliação em relação ao momento enfrentado no Brasil.
“É um momento crítico, é um momento muito difícil, a economia começa a se recompôr e começam aparecer mais vagas de emprego mas ainda estamos longe do ideal, até porque os salários pagos em sua maioria ainda são muito baixos, porque sabemos que a situação apertou para praticamente todo mundo e o próprio empregador está se reerguendo agora, precisamos que a economia avance e que os salários acompanhem esse avanço, e melhore a qualidade das vagas ofertadas,” concluiu o comentarista.
Confira a entrevista na íntegra: