Produtor cultural dá dica sobre como produzir projeto para participar da Lei Paulo Gustavo, em Patos de Minas

A maior parte da verba ir para produtos audiovisuais também foi debatido no programa

Nesta quarta-feira (12/07), a Lei Paulo Gustavo, que garantiu repasse R$ 1,3 milhão para a cultura patense, foi o principal assunto abordado no DEBATE 98. O programa contou com a presença do produtor cultural Helvécio Furtado Júnior. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho e Edvar Santos e recebeu a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.

O produtor cultural, que tem amplo conhecimento na produção de projetos culturais, explicou que não é à toa que boa parte da verba da Lei Paulo Gustavo deve ser destinada para produtos audiovisuais.

“Ontem mesmo eu estava lendo um relatório que saiu sobre o audiovisual mineiro e até 2018 nós estávamos aumentando a indústria de produtos audiovisuais, por exemplo a dublagem. De 2018 a 2021, que era o período compreendido pela pesquisa, a gente zerou em Minas Gerais a quantidade de empresas que mexiam com dublagem. Fecharam muitas portas para o audiovisual, muita gente desempregada dentro do segmento”, detalha Helvécio, esclarecendo que a Lei vem para aquecer esse mercado.

Além disso, o produtor cultural dá uma dica para quem deseja participar da Lei Paulo Gustavo.

“Pense em um produto cultural bem definido para que você possa argumentar da necessidade dele na cidade. Seja uma história de ficção que você conhece e quer roteirizar, seja um tema que queira documentar. Você que vai participar, pegue seu objeto cultural, delimite ele bem delimitado para que fique claro o que você vai fazer. Isso vai aumentar muito as suas chances de aprovação. O grande problema dos projetos que não são aprovados hoje é falta de clareza para explicar o que é que vai ser feito”, ressalta Helvécio.

A Lei Aldir Blanc, a estruturação da Secretaria de Cultura (SECTEL), a necessidade de cursos técnicos voltados para o segmento audiovisual e a divulgação dos produtos realizados também foram temas debatidos no programa desta quarta-feira (12/07).

Confira o DEBATE 98 na íntegra: