Presidente do CISPAR explica tratativas necessárias para implantação da Usina de Triagem de Resíduos Sólidos

A situação das estradas rurais de Presidente Olegário também esteve em pauta no Debate 98

Nesta sexta-feira (17/02), a responsabilidade do CISPAR para o desenvolvimento regional sustentável esteve em destaque no DEBATE 98. O programa recebeu a presença do prefeito de Presidente Olegário e Presidente do CISPAR, Rhenys da Silva Cambraia. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, José Afonso e Edvar Santos, e contou também com a participação dos ouvintes da Rádio Clube 98.

A situação das estradas rurais de Presidente Olegário foi o primeiro assunto em pauta no programa desta sexta-feira. Rhenys Cambraia enfatizou o trabalho já realizado e destacou também as dificuldades em relação à estruturação do serviço.

O prefeito de Presidente Olegário elogiou a gestão passada do município, fazendo uma breve analogia a um carro. Segundo Renhys, se a prefeitura fosse um veículo, o ex-prefeito teria repassado o automóvel revisado e com o tanque cheio.

O trabalho do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (CISPAR) também esteve entre os assuntos abordados, incluindo a implantação de uma usina de reciclagem para atender nove municípios.

“A gente tem um desafio enorme de tirar do papel esse projeto o mais rápido possível (…) Hoje já temos o recurso de 16 milhões empenhados pelo governo Federal em 2022, (…) agora estamos com a missão de tirar do papel isso, então estamos em fase de projetos. Já apareceram algumas empresas que estão interessadas em fazer esse projeto, em dar continuidade a ele”, explica. Temos outro problema que é o terreno,

Segundo o presidente do CISPAR, o terreno em que a usina será construída é outro problema a ser observado e considerado.

O terreno é do Estado, do DER, e vai passar para o município de Patos de Minas através de uma sessão de uso. Patos de Minas deve fazer esse repasse ao CISPAR. Ocorre que isso está em trâmite, uma vez que existem algumas famílias que invadiram e moram nesse terreno, (…) mas estamos lutando, cada dia mais para resolver essas questões”, explicou.

Rhenys Cambraia também falou sobre o relacionamento da atual gestão municipal de Presidente Olegário com a Câmara Municipal, ressaltando que possui a característica de ser um conciliador e, com um diálogo muito estreito com o legislativo municipal, está conseguindo um relacionamento positivo em prol dos interesses da população de Presidente Olegário.

Os projetos que estão em discussão pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba também foram apresentados pelo presidente.

Confira o programa na íntegra: