Prefeitura afirma que recursos intermediados por Deputado Federal para obra da estrada de Alagoas estão empenhados no Orçamento Geral da União

Executivo municipal aguarda 1ª parcela para iniciar licitação

Em reunião realizada na Prefeitura de Patos de Minas, na última segunda-feira (23/01), foi formalizada a parceria com moradores, produtores rurais e representantes de empresas para agilizar a obra de pavimentação da estrada que liga o distrito de Alagoas a Patos de Minas.

O departamento de jornalismo do portal Clube Notícia entrou em contato com o Executivo municipal para esclarecer algumas dúvidas em torno a obra, principalmente em relação aos recursos que serão usados na execução do projeto. Isso considerando que parte da obra de asfaltamento da estrada de Alagoas deverá ser realizada com recursos do Ministério da Agricultura, verba intermediada pelo deputado federal Zé Vitor, e outra parte com recursos próprios do município.

Após questionamentos do departamento de jornalismo, a Prefeitura informou que os recursos federais, que foram intermediados pelo Deputado Zé Vitor, estão empenhados no Orçamento Geral da União; e que, neste momento, a administração municipal aguarda a primeira parcela que será repassada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ao município. A licitação será feita após o repasse.

Em nota, o Executivo municipal esclareceu que as demais parcelas serão repassadas pela Caixa conforme andamento das etapas da obra, com medições de acordo com o cronograma físico-financeiro da obra.

Nossa reportagem também questionou a gestão municipal sobre a estimativa de custos que serão empregados em cada uma das etapas. A resposta foi de que, em relação ao trecho a ser executado com recursos federais do Ministério da Agricultura – que corresponde a aproximadamente 5,5 Km – o valor destinado pelo MAPA é de R$9,55 milhões. O valor dos recursos próprios da Prefeitura para essa etapa será de R$102 mil.

Já referente ao trecho a ser executado pelo município – que corresponde a aproximadamente 3,5 km -, o valor destinado é de R$2 milhões de recursos próprios para imprimação e capa asfáltica, mais a execução de terraplanagem com equipamentos próprios.

O valor total da obra, somados todos os investimentos, chegará próximo a R$14,5 milhões.

A Prefeitura de Patos de Minas explicou também que o trecho a ser executado com os recursos federais do MAPA não contará com a participação de moradores e empresas, pois será licitado e executado por empresa terceirizada. Já o trecho de execução do município terá a participação da comunidade, com a cessão de cascalho, caminhões e um trator de arrasto.