Prefeito de Coromandel explica como funciona a gratuidade do transporte público no município

O atual Presidente da AMAPAR também falou sobre o papel e as principais pautas da associação

Nesta sexta-feira (03/02), o papel da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba (AMAPAR) como representante de 16 municípios foi o tema em foco no DEBATE 98. O programa recebeu a presença do prefeito de Coromandel e presidente da AMAPAR, Fernando Breno. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, José Afonso e Edvar Santos, e contou também com a participação dos ouvintes da Rádio Clube 98.

Na oportunidade, Fernando Breno explicou o projeto implantado em Coromandel que oferece o transporte público gratuito no município. Segundo o chefe do executivo, atualmente, são dois ônibus operando na cidade sem nenhum custo para os usuários.

“Eu faço parte da Frente Nacional dos Prefeitos, que é uma entidade que luta pelos interesses das cidades e dos prefeitos, e tivemos uma reunião em Aracaju no estado de Sergipe. Lá foi colocada a possibilidade do Governo Federal financiar parte do transporte público coletivo para os municípios. No entanto, era só para municípios acima de 300 mil habitantes. Eu estava lá, junto com outros prefeitos de cidades menores, e eu que encampei essa luta para que fosse ampliado esse recurso para vários municípios”, explicou.

Segundo Fernando Breno, o município recebeu R$537 mil para financiamento do transporte público coletivo e, em Coromandel, este recurso foi suficiente para viabilizar a manutenção e, consequentemente, a gratuidade do serviço para toda população.

A atuação da AMAPAR e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (CISPAR) esteve entre os assuntos em pauta no programa. Fernando Breno destacou alguns projetos dos referidos consórcios, mencionando o castramóvel, por exemplo, explicando a importância de seu funcionamento adequado nos municípios da região.

Os problemas das estradas rurais em toda a região também esteve entre os assuntos em discussão entre o convidado do DEBATE 98 e os integrantes da bancada. Bem como a realidade da BR-365 e a possibilidade de atuação da AMAPAR para a resolução do imbróglio envolvendo a concessão e duplicação da rodovia.

Filiado ao Patriota, o prefeito de Coromandel falou sobre o cenário político atual e explicou como estão suas atuais relações com os governos estadual e federal, além de destacar as alianças na Assembleia, Câmara dos Deputados e Senado.

Outros assuntos de grande interesse, como a atuação da Copasa nos municípios atendidos pela companhia e a construção da Usina de Triagem de Resíduos Sólidos também estiveram entre os assuntos em destaque no programa desta sexta-feira (03/02).

Confira o DEBATE 98 na íntegra: