A Polícia Militar iniciou nesta terça-feira (25) a “Operação Agrogerais Segura” em todo o Estado de Minas Gerais, uma iniciativa de segurança pública voltada à proteção das comunidades rurais. Com planejamento para ocorrer ao longo de todo o ano de 2025, a operação tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção e repressão à criminalidade no campo, proporcionando mais tranquilidade ao homem do campo e às suas famílias.
Na área do 46º BPM, a “Operação Agrogerais Segura” será executada em todos os municípios sob sua responsabilidade territorial: Patrocínio, Serra do Salitre, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Monte Carmelo, Iraí de Minas, Romaria, Douradoquara, Coromandel e Abadia dos Dourados.
A operação será realizada com estratégias focadas no patrulhamento ostensivo, na fiscalização e na atuação direta contra crimes como furto, roubo e receptação de produtos agrícolas. Além disso, haverá repressão rigorosa ao tráfego de veículos suspeitos, especialmente aqueles que possam estar transportando cargas furtadas.
Dentre as principais ações, destaca-se o combate ao crime organizado, com foco na repressão às organizações criminosas e na prevenção de delitos como furtos, roubos e receptação de produtos agrícolas, maquinários, insumos e gado. A operação também atuará contra crimes como tráfico de drogas, estelionato e porte ilegal de armas de fogo. Ressalta-se que haverá fiscalização intensificada sobre veículos suspeitos.
Com o início da “Operação Agrogerais Segura” , o Comandante do 46º BPM reforçou o policiamento rural, intensificando a presença policial nas estradas vicinais e rodovias utilizadas para o tráfego de veículos, com especial atenção ao município de Patrocínio, conhecida como a “capital do café”.
A Polícia Militar reafirma seu compromisso com o setor agropecuário, garantindo um ambiente mais seguro para a produção, a circulação de bens e a qualidade de vida no campo.