Na tarde desta quarta-feira (04-01), a Polícia Militar de Serra Salitre prendeu quatro homens suspeitos de receptar sacas de café furtadas. A Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima de que um vereador estava vendendo café “roubado” em uma marcenaria localizada no Bairro Flores.
Os militares desencadearam uma operação, a fim de verificar a procedência da denúncia, uma vez que o vereador já era bastante conhecido no meio policial, por várias passagens pela polícia em crimes de furto, falsidade ideológica e receptação.
Depois de iniciadas as diligências, os militares confirmaram que estava em andamento uma possível negociação de café de origem ilícita, com a participação do vereador denunciado.
Em continuidade às diligências, uma guarnição da Polícia Militar abordou uma caminhonete responsável pelo frete, a qual transportava uma quantidade expressiva de 1.130 kg de café limpo e ensacado.
Através de técnicas de entrevista, os militares perceberam pelo nervosismo e contradições apresentadas pelos abordados, que eles estavam tentando ludibriar as equipes sobre a origem da carga comercializada.
A equipe policial compartilhou as informações levantadas nos grupos operacionais e de redes de proteção preventiva, no intuito de descobrir a origem do café, tendo duas vítimas sido identificadas e localizadas, sendo que reconheceram o café transportado pelos abordados como sendo de suas propriedades.
Diante do exposto, foram presos os quatros envolvidos na negociação do café furtado pelo crime de receptação e o café foi apreendido. Vale ressaltar que um dos envolvidos presos, foi o vereador denunciado.
A Polícia Militar ressalta a importância da comunidade participar das redes de proteções preventivas e também a importância de denunciar crimes, seja via disque denúncia unificado (DDU), através do telefone 181, ou através do telefone 190 quando se tratar de emergência policial, pois a troca de informações entre o cidadão e a polícia é fundamental para potencialização das ações policiais e construção de um ambienta cada vez mais seguro.
O Primeiro Tenente Luiz Paulo Alves do Santos fala sobre esse fato ocorrido na cidade de Serra do Salitre; Veja vídeo:
Fonte e fotos: Agência Local de Comunicação Organizacional do 46º BPM