A Rádio Clube98 vem recebendo algumas reclamações de patenses que não receberam o carnê do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2024. O valor arrecadado com a cobrança do tributo vai para o cofre do município, que utiliza para melhorias e despesas da cidade. Fica na responsabilidade da Prefeitura escolher onde e de qual maneira utilizar o valor desta arrecadação, podendo ser com educação, segurança, saúde, infraestrutura, entre outros.
A reportagem abordou a prefeitura sobre a questão, que por sua vez ressaltou outras formas de conseguir os dados relativo aos valores do tributo.
Uma das formas mais modernas de acessar os dados do IPTU é por meio do WhatsApp (Zap Contribuinte) disponibilizado pela Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento. Para solicitar a guia do IPTU por WhatsApp, basta o contribuinte enviar mensagem para o número (34) 3822-9653, escolher a Opção 1 (IPTU), informar o CPF ou CNPJ (sem pontuações) e depois optar por Cota Única (1) ou Parcela (2). Por fim, escolhe-se receber o boleto ou o código para pagamento via PIX.
É importante lembrar que a cota única (com desconto de 7%) vence em 20 de agosto, mesma data para pagamento da primeira parcela no caso daqueles que optarem por dividir o valor em até cinco vezes. Os vencimentos subsequentes são em 20 de setembro, 20 de outubro, 20 de novembro e 20 de dezembro.
As formas mais tradicionais de pagamento continuam ativas, sendo elas a emissão pelo menu “Serviços” do site www.patosdeminas.mg.gov.br (informando o CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel). O contribuinte também pode solicitar a guia do IPTU diretamente na prefeitura no balcão de atendimento ao público.