Os principais desafios das pessoas com Síndrome de Down em Patos de Minas estiveram em destaque no “Debate 98”

Já existem estudos para que deixe de ser usado o nome ''Síndrome de Down'', por causa da palavra síndrome, que está associada a uma doença.

Nesta terça-feira, 29 de março, os desafios e avanços que envolvem as pessoas com Síndrome de Down no município estiveram entre os assuntos em destaque no “Debate 98”, com a participação do Biomédico e Professor Paulo Henrique Ribeiro. A conversa foi conduzida por Edvar Santos, José Afonso e Matheus Alves. O bate-papo também contou com a participação de ouvintes da Rádio Clube98.

Já existem estudos para que deixe de ser usado o nome ”Síndrome de Down”, por causa da palavra síndrome, que está associada a uma doença. O biomédico e professor destacou que precisamos mostrar que a pessoa com Down tem muito potencial.

Na oportunidade Paulo Henrique que é pai de uma garotinha de 3 anos com “trissomia do cromossomo 21”, explicou sobre a construção da personalidade e da autoestima de crianças com Síndrome de Down.

Assuntos como inclusão, inserção no mercado de trabalho, leis e movimentos de conscientização, e a abordagem da mídia em relação a trissomia 21 também estiveram entre os pontos em discussão. O professor explicou sobre a conciliação do emprego com o Benefício de prestação continuada (BPC), que em muitas casos a falta de informação sobre o assunto, acaba proporcionando resistência das famílias de integrar os filhos com Síndrome de Down no mercado de trabalho.

De forma muito informativa e responsável Paulo Henrique falou sobre a importância do apoio e acompanhamento familiar, exaltando a força e amor incondicional dos pais que enfrentam todos os desafios do dia a dia ao lado dos filhos com trissomia 21.

Confira a entrevista na íntegra: