Ouça ao Vivo:
Pesquisar
Close this search box.
Ouça ao Vivo:

“Nem a proporcionalidade é paga” afirma coordenador do SIND UTE-MG sobre piso salarial dos educadores de Minas Gerais

A municipalização de escolas patenses também esteve em pauta no programa desta sexta-feira (30/06)

Nesta sexta-feira (30/06), a reivindicação do pagamento do piso salarial de professores pelo Governo de Minas Gerais foi o principal assunto abordado no DEBATE 98. O programa contou com a presença do coordenador regional do Sindicato Único do Trabalhadores da Educação (SIND UTE-MG), professor Ricardo Barreto. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho e Edvar Santos e recebeu a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.

Questionado, o professor Ricardo Barreto iniciou o programa falando sobre o reajuste em 12,84% nos salários dos servidores estaduais, incluindo aqueles que atuam na educação, apresentado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pelo Governo do Estado. Ele destacou a tentativa de votar um regime de recuperação fiscal, que impossibilitaria o reajuste do piso dos educadores.

“Espera-se, agora, que tenha a votação dos 12,84% na semana que vem, é uma luta. Mas fica, de uma forma velada, uma mentira de dar um reajuste salarial para a educação. Porque se queria votar primeiro uma tentativa de implementação de regime de recuperação fiscal. Se tem esse regime, não tem aumento, fica congelado, não pode ter nomeação, não pode ter concurso”, afirmou Barreto.

A exoneração do ex-secretário de Estado Igor Eto e a influência dessa decisão na votação do reajuste salarial dos educadores na ALMG; o pagamento dos vencimentos de forma proporcional às horas trabalhadas; o não recolhimento do INSS de professores contratados; a força do SIND UTE-MG nacionalmente também estiveram em pauta no DEBATE 98.

O alinhamento ou sua ausência entre os Governos Federal e do Estado para pagamento do piso nacional dos educados; e a municipalização das escolas em Patos de Minas também foram assuntos discutidos no programa desta sexta-feira (30/06).

Confira o DEBATE 98 na íntegra:

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui