Durante evento no Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Mulheres do Agro emocionam e motivam com suas histórias

Além de homenagear as mulheres o evento teve como objetivo incentivar ainda mais as mulheres no setor.

Na manhã do dia 8 de março, conhecido internacionalmente pela comemoração ao Dia da Mulher, o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas realizou o 1° Encontro Mulheres do Agro, com convidadas da nossa região que são reconhecidas mundialmente por sua atuação no setor.

Mulheres inspiram com suas vivências. E no agronegócio, apesar de ainda serem minorias nos cargos de liderança e operacionais, elas se destacam pelo olhar diferenciado com a lida no campo e na gestão de novos negócios e tecnologias. Com objetivo de incentivar ainda mais as mulheres no setor, Jane Campos, primeira mulher presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, ao lado de sua diretoria, proporcionou às associadas e parceiras da entidade, uma manhã rica em conhecimento e emoção.

Abrindo o evento, Ricardo Abreu, consultor sênior do programa Agro.br, apresentou o projeto que tem feito sucesso como ponte entre os empreendedores rurais de Minas Gerais e o mercado exterior. Experiente profissional, Ricardo pontuou mulheres do agro que já se beneficiam do programa, com expectativa de geração de negócios nos próximos meses superiores a 100 milhões de reais.

Ascom SPRPM

Ponto alto do encontro, os depoimentos das convidadas Erika Urban, Marie Nakao e Michelle Morais foram inspiradores. Premiadas e atuantes em cargos de liderança no agronegócio, todas expuseram os desafios que sofreram no início de suas carreiras e como buscam por reconhecimento e capacitação atualmente, para motivar mais mulheres no setor.
Erika Urban, diretora do Grupo Farroupilha premiada pela Bayer e Abag com o prêmio Mulheres do Agro em 2021, a busca por informação e tecnologias deve ser constante, bem como a profissionalização dos colaboradores e setores do campo. Criada nas fazendas da família, aprendeu com os pais a importância de se valorizar as equipes, sendo consciente das famílias e cidades que fomenta através dos seus negócios. Deixou uma dica valiosa para quem almeja sucesso: “informação hoje é acessível, podemos aprender através da Internet, com podcasts e tantos outros recursos. Só não consome ( e aprende) quem não quer.”

Marie Nakao, diretora da 3mcnakao, percorreu ao lado de sua família, um longo caminho desde o pioneirismo como primeiros produtores de café da região do Cerrado Mineiro até ter sua fazenda estabelecida. Atualmente, oferece uma grande variedade de cafés para o mundo todo e recebeu o prêmio de 12º melhor café no mais importante concurso promovido pela Bsca Specialty Coffee. Emocionou as presentes com sua fala pontual onde destacou a relevância das mulheres na produção, em especial, da sua mãe Dona Laura. Acredita que “assim como o mundo está sempre evoluindo, o agro também deve evoluir” e por isso investe na satisfação e segurança de seus colaboradores e parceiros.
Michelle Morais, há 16 anos na frente da gestão da Fazenda CBM, diretora da Duofértil e Colmeia Hub de Negócios, também premiada pelo prêmio Mulheres do Agro, em 2020, relatou da dificuldade em assumir um negócio familiar de fertilizantes, com pouca idade em um setor ainda predominantemente masculino. Inspirou com suas experiências, da mãe e irmãs, com quem divide a gestão dos negócios. Defendeu que as mulheres precisam ocupar mais cargos no Agro, que precisam ver suas fazendas como verdadeiras empresas e não ter os homens como concorrentes, mas sim aliados, buscando sustentabilidade e sucesso em qualquer setor.

Fonte e fotos: Ascom SPRPM