Ouça ao Vivo:

Ministério Público reconhece validade e prosseguimento de Ação Popular sobre concessão do aeroporto de Patos de Minas

Com o parecer, o processo segue para análise judicial, permanecendo sob acompanhamento do Ministério Público

O Ministério Público de Minas Gerais manifestou-se favoravelmente ao prosseguimento da Ação Popular ajuizada pelo advogado e cidadão Ernani Rabelo Spagnuolo Souza contra o Município de Patos de Minas e a Associação Clube de Aviação do Alto Paranaíba (ACAAP).

A ação questiona a Lei Municipal nº 8.990/2025, que autorizou a concessão por até 35 anos das áreas e estruturas do Aeroporto Municipal “Pedro Pereira dos Santos” à ACAAP. Segundo a petição inicial, a norma apresenta vícios formais no processo legislativo, como a ausência do intervalo mínimo entre os turnos de votação previsto no Regimento Interno da Câmara Municipal, além de violação aos princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade, por não ter sido precedida de licitação.

Em sua manifestação, o promotor Paulo Henrique Delicole, da 3ª Promotoria de Justiça de Patos de Minas, reconheceu a legitimidade e o interesse processual do autor, destacando que a ação atende aos requisitos previstos na Constituição e na Lei da Ação Popular (Lei nº 4.717/65). O Ministério Público informou ainda que foi instaurada uma Notícia de Fato para apurar as circunstâncias da concessão do aeroporto, registrada sob o nº 02.16.0480.0288315.2025-88.

Com o parecer, o processo segue para análise judicial, permanecendo sob acompanhamento do Ministério Público

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>