Ouça ao Vivo:

Minas Gerais proíbe contratação de artistas condenados por violência doméstica em eventos públicos

A norma, originada do Projeto de Lei 2.464/24 da deputada Maria Clara Marra (PSDB), determina que o artista só poderá ser impedido caso haja condenação com sentença transitada em julgado
Foto: Guilherme Dardanhan

Está em vigor em Minas Gerais a Lei 25.475/2025, que proíbe a contratação de artistas condenados por violência doméstica para apresentações em eventos culturais, esportivos ou de lazer financiados com recursos públicos.

A norma, originada do Projeto de Lei 2.464/24 da deputada Maria Clara Marra (PSDB), determina que o artista só poderá ser impedido caso haja condenação com sentença transitada em julgado. No ato da contratação, deverá ser apresentada documentação que comprove a inexistência de condenação.

A lei ainda prevê que, caso o profissional obtenha reabilitação criminal, poderá voltar a ser contratado pelo Estado.

A proibição abrange eventos custeados total ou parcialmente com verbas públicas, inclusive via patrocínios, convênios ou subvenções. Empresas ou agências intermediadoras também ficam responsáveis por verificar o cumprimento da exigência.

Se houver descumprimento, o contrato será considerado nulo, sem prejuízo da responsabilização do contratante e do contratado.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>