Ouça ao Vivo:
Pesquisar
Close this search box.
Ouça ao Vivo:

Minas Gerais é o 2º estado com maiores índices de hipertensão arterial

Dia Mundial da Hipertensão reacende alerta sobre riscos da pressão alta

Nesta quarta-feira (17/05), é comemorado o Dia Mundial da Hipertensão, doença que afeta aproximadamente 38 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. A data foi criada para conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico e os riscos da doença, que muitas vezes pode ser silenciosa.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a partir do relatório Vigitel, Minas Gerais ocupa o 2º lugar no ranking de estados com maiores índices de hipertensão arterial, com 27,7%. O estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro, que possui incidência de 28,1%. Os números são preocupantes, já que a hipertensão é uma doença silenciosa e matou 551.262 brasileiros de 2010 a 2020.

Dados da Organização Pan-Americana de Saúde de 2022 mostram que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte nas Américas, sendo que a hipertensão é responsável por mais da metade delas. Além disso, a hipertensão atinge mais de 25% das mulheres e 40% dos homens adultos no continente.

Por isso, a data do Dia Mundial da Hipertensão pretende conscientizar as pessoas a adotarem hábitos mais saudáveis: manter o peso adequado, se necessário; não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos; praticar atividade física regular; aproveitar momentos de lazer; abandonar o fumo; moderar o consumo de álcool; evitar alimentos gordurosos; controlar o diabetes.

Aos hipertensos, o fundamental é ter um acompanhamento de um cardiologista, que irá direcionar o tratamento e o medicamento adequado para o controle da pressão alta.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>