Apesar das precipitações ao longo da última semana de setembro, de acordo com o site de meteorologia Clima Tempo, o domingo (02/10) de Eleições 2022 não deve ser marcado por chuvas, contando apenas com sol e algumas nuvens. A previsão é reforçada pelo climatologista e professor no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) Adalberto Vieira, que faz indicações sobre o momento ideal para iniciar o período de plantio na região.
O professor Adalberto destaca que é esperado que a incidência de chuvas mais intensas e frequentes ocorra do dia 3 de outubro em diante, mas “para o final de semana, propriamente dito, nós não temos previsão específica de chuva”, afirma. De acordo com o climatologista, o céu deve ficar nublado, mas sem precipitações significativas.
Segundo Adalberto, por volta de terça-feira (04/10) deve haver cerca de dois dias de chuvas intensas, seguidos por um período de seca. O professor afirma que, neste momento, não é indicado aos produtores rurais iniciar o plantio pois a umidade do solo estará muito baixa.
“Nós só vamos ter água no solo e continuidade de precipitação na quinzena final de outubro. […] A expectativa é que vai ter um período de quase 15 dias sem chuvas significativas. Isso para quem plantar logo no início de outubro vai ter problemas. Quem plantar no final, próximo às novas chuvas, vai ter sucesso”, declara.
Ele também explica que a média de chuvas na região está relacionada ao fenômeno natural La Niña, que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental. Adalberto esclarece que a expectativa é que o fenômeno se dissolva até dezembro, mas, até lá, é esperado uma incidência de chuvas abaixo da média.
Confira a entrevista completa: