Mesmo com trégua da chuva nas últimas horas, número de patenses atingidos pela enchente sobe consideravelmente

Dois abrigos municipais provisórios foram montados para atender as famílias atingidas

Mesmo com a chuva cessando em Patos de Minas e região nas últimos horas, o Rio Paranaíba continua preocupando. De acordo com medição realizada pelo Corpo de Bombeiros por volta das 9h10 desta sexta-feira (13/01), o nível do Rio estava em 10,12 metros acima do nível normal.

Na medição realizada ontem, por volta das 22h, o nível do Rio Paranaíba estava em 10,19 metros. Sendo assim, o nível baixou 7cm em aproximadamente 11 horas.

De acordo com o boletim divulgado pela Central de Atendimento Social às Vítimas das Enchentes (CASVE), Patos de Minas já tem 52 famílias desalojadas, totalizando 137 pessoas; e outras 10 famílias estão desabrigadas em razão da enchente do Rio Paranaíba, totalizando 25 pessoas.

Dois abrigos municipais provisórios foram montados. Na Escola Estadual Santa Terezinha, até o momento, 13 pessoas de cinco famílias estão abrigadas no local, sendo 12 adultos e uma criança.

Já no abrigo provisório montado na Escola Estadual Ilídio Caixeta de Melo, até o momento, estão abrigadas 12 pessoas de cinco famílias, sendo 10 adultos e duas crianças.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) solicita às famílias que estão deixando suas residências por meios próprios que compareçam à Central de Atendimento Social às Vítimas das Enchentes (Casve) para se cadastrarem. É necessário apresentar documentação pessoal e carnê do IPTU.

O objetivo do cadastro é levantar informações sobre os impactos sociais, humanos e econômicos vivenciados pelas famílias atingidas. A partir dele será possível mensurar com precisão as necessidades que demandam intervenções municipais. Além disso, o cadastramento é necessário para viabilizar administração de programas, projetos e benefícios socioassistenciais sempre que possível.

A Casve está funcionando na sede da SMDS (Avenida Brasília, 85, Nossa Senhora Aparecida): segunda a sexta, das 8h às 17h; sábado, das 8h às 15h; e domingo, das 8h às 12h. Telefone para contato: 3823-3759

Entenda os termos desajolados ou desabrigados?

De acordo com o Glossário da Defesa Civil, é considerada DESALOJADA a pessoa que foi obrigada a abandonar – temporária ou definitivamente – sua habitação em função de evacuações preventivas, destruição ou avaria grave, decorrentes do desastre e que, não necessariamente, carece de abrigo provido pelo Sistema.

DESABRIGADO é um desalojado ou pessoa cuja habitação foi afetada por dano ou ameaça de dano e que necessita de abrigo provido pelo sistema.