Liminar da justiça suspende o reajuste de 25,23% nos salários dos vereadores de Patos de Minas

Reajuste foi aprovado pelo legislativo em maio de 2022.

Foi uma medida liminar, mas já considerada uma vitória por populares que entraram na justiça contra o que consideram abusivo o reajuste aprovado pelos próprios vereadores no inicio do mês de abril de 2022. A decisão liminar expedida pelo juiz da 1º Vara Civil d Comarca de Patos de Minas, Marcus Caminhas Fasciani, suspendeu o reajuste dos salários dos vereadores oriundos da Lei 8.249/2022. Antes, o subsídio pago a cada um dos 17 vereadores em Patos de Minas era de R$ 10.109,00, e que com o reajuste passou para R$ 12.659,00 retroativos a janeiro de 2022.

Na justificativa, o magistrado alega que o projeto de lei que determinou o reajuste, não especificou os impactos orçamentários e que a iniciativa para revisão geral não foi respeitada, e que os subsídios dos vereadores foram alterados durante o mandato em flagrante ofensa ao principio da anterioridade.

A Ação Popular de Violação dos Princípios Administrativos com pedido de tutela antecipada de urgência, foi proposta pelos advogados Iracy Esteves Mezzonato e Sérgio Sales Machado Júnior.

O jornalismo da Rádio Clube98 apurou que a Câmara Municipal ainda não foi notificada da decisão da justiça.